Idosos vacinam-se contra a gripe em São João del-Rei

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei promoveu, na segunda-feira (30/3), a vacinação de idosos na Associação de Apoio à Pessoa Oncológica e ao Idoso (APPOI), localizada na Avenida Tancredo Neves.

A ação facilitou o acesso do público idoso à vacina contra a gripe. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 303 doses durante a mobilização.

A diretora da GRS-SJDR, Edwalda Maria Carvalho de Assumpção, destacou a importância da imunização desse público. “Tivemos o apoio do Vacimóvel para vacinar os idosos na APPOI, contribuindo efetivamente para o sucesso da ação. É fundamental facilitar o acesso às vacinas, especialmente para os idosos, que fazem parte do público prioritário da campanha”, afirmou.

A referência técnica de Imunização do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS-SJDR, Luciano Alves dos Santos, explicou que o evento marca o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2026 em São João del-Rei e na microrregião de Saúde. Segundo ele, a mobilização é essencial para sensibilizar a população sobre a importância da imunização.

“Na ação realizada na APPOI, o foco foi a vacinação dos idosos, mas a campanha contempla diversos grupos prioritários. A meta é vacinar 90% desse público, que inclui crianças, gestantes e idosos”, destacou.

Moradora do bairro Cohab, a aposentada Cleuza Maria Domingues de Souza, de 60 anos, reforçou a importância da vacinação. “Eu me vacino todos os anos. É muito importante que as pessoas se imunizem, principalmente os idosos e aqueles em tratamento oncológico. A vacina salva vidas. Por isso, devemos valorizar o SUS”, afirmou.

Vacimóvel

Desde 2023, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já repassou mais de R$ 100 milhões para que municípios e consórcios de saúde adquiram vans adaptadas para levar a vacinação até a população. Cada veículo foi adquirido pelo valor de R$ 409 mil e, até o momento, 249 unidades foram entregues em todo o estado.

A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei recebeu um veículo, que está em operação desde abril de 2025. A gerente de Vigilância Epidemiológica do município, Katiucia Carolina Canaan, destacou a importância do Vacimóvel para ampliar o acesso à imunização.

“O veículo leva a vacinação para mais perto das pessoas, especialmente aquelas com dificuldade de locomoção, reduzindo barreiras de acesso e fortalecendo as ações de imunização no município”, ressaltou.

Público-alvo da campanha

A campanha de vacinação contra a gripe tem como público-alvo:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos 
  • Gestantes 
  • Idosos com 60 anos ou mais 
  • Puérperas 
  • Povos indígenas 
  • Povos quilombolas 
  • Pessoas em situação de rua 
  • Trabalhadores da saúde 
  • Professores do ensino básico e superior 
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento 
  • Profissionais das Forças Armadas 
  • Pessoas com deficiência permanente 
  • Caminhoneiros 
  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (urbano e de longo curso) 
  • Trabalhadores portuários 
  • Trabalhadores dos Correios 
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional 
  • Adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade

Por : Antonio Maria Ferreira 

Foto: Antonio Maria Ferreira 

Rolar para cima