Com o objetivo de sensibilizar gestores e profissionais de saúde quanto à prioridade estadual de redução da mortalidade infantil e materna, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai realizar nos dias 14 e 15 de outubro, segunda e terça-feira, a I Jornada de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Juiz de Fora.
A Jornada, que já aconteceu em Montes Claros e Governador Valadares, vai compreender, dessa vez, as regiões Sudeste, Centro Sul e Leste do Sul de Minas Gerais. Serão realizadas, ainda, edições do evento em Uberlândia, Belo Horizonte e Poços de Caldas.
Durante o evento serão discutidos os temas: enfrentamento da mortalidade infantil e materna; a nova estratificação de risco da gestante; a organização dos fluxos assistenciais da Rede Viva Vida nos territórios de saúde; a vigilância do óbito infantil e materno; a Regulação Assistencial na Rede Viva Vida; o Projeto Mães de Minas (captação da gestante; papel do Call Center e incentivo à captação precoce da gestante para o pré-natal); o projeto de inserção dos tablets na Atenção Primária à Saúde; a importância da Mobilização Social e o Protocolo de Ações do Agente Comunitário de Saúde (ASC) para a saúde materna e infantil.
Entre o público alvo estão os gestores de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem dos municípios, equipe técnica das unidades Regionais de Saúde, presidentes regionais do COSEMS, apoiadores do COSEMS e agentes comunitários de saúde (incluindo sindicatos e associações representativas).
I Jornada de Redução da Mortalidade Infantil e Materna
Data: 14 e 15 de outubro de 2013
Hora: 08 às 18h
Local: Larocca Centro de Eventos – Av. Deusdedith Salgado, 2400 – Bairro Salvaterra – Juiz de Fora – MG
Autor: Silvâne Vieira