Nos dias 08, 09, e 10 de maio, foi realizada em Araxá, a I Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região Ampliada do Triângulo Sul, com o objetivo de levantar propostas para formulação das diretrizes da política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. O evento contou com a participação ativa de 300 representantes de Trabalhadores e do Controle Social, eleitos como delegados nas 24 pré-conferências que aconteceram na região ampliada. Além destes, estiveram presentes representantes do Ministério Público, da Polícia Militar, do Poder Legislativo e do Conselho Estadual de Saúde.
Na solenidade de abertura, a Promotora de Justiça, Cláudia Marques,, agradeceu aos organizadores pelo convite e disse ser uma oportunidade única para aproximação do Ministério Público com o controle social, que é essencial ao aprimoramento contínuo do Sistema Único de Saúde.
Dentre a programação, que incluiu palestras, discussões, e grupos de trabalho, vale destacar uma ação pioneira realizada que consistiu na presença de alunos do ensino médio de cinco escolas de Araxá, que participaram de atividades educativas visando destacar a importância da participação popular na elaboração e monitoramento das políticas públicas, bem como o funcionamento de uma Conferência.
Um dos palestrantes convidados, o assessor especial do Ministério da Saúde, Fernando Luiz Eliotério, parabenizou o estado de Minas Gerais no apoio à realização das Conferências Regionais: “só com um trabalho de qualidade de discussão e participação das bases, será possível uma Conferência Nacional inclusiva, em que se legitime a participação de novos atores, como a juventude, para repensar as políticas de saúde e formatar os Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Saúde”.
Como resultado do evento, foram aprovadas 12 propostas e eleitos 20 delegados (representantes dos segmentos: gestores, usuários e trabalhadores/prestadores) que serão levados à Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi finalizada às 20h40minh no dia 10/05, com muito empenho e respeito pelo Regimento aprovado na plenária.
Sobre o resultado do evento, a técnica em Saúde do Trabalhador da SRS Uberaba, Edinel Ávila, pontua, “os debates foram muito educativos, permitindo a proposição de estratégias específicas para atender às necessidades de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da região. Novos processos de trabalho também foram elaborados, visando garantir a integralidade na atenção à saúde do trabalhador , todo este processo é muito empolgante e desafiador”.
O trabalho da comissão organizadora continua, pois será realizada uma reunião com os delegados eleitos, com o intuito de avaliar o processo e instrumentaliza-los para participação mais efetiva, nas próximas etapas, Estadual e Nacional, que virão a seguir.
Autor: Aline Assis