Humanização e Acolhimento é um dos temas de capacitação voltada para profissionais de saúde

Estiveram presentes, no dia 21 /11 no município de Alfenas as Referências Técnicas de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde Dehonara Almeida Oliveira e Rosa Maria dos Santos para palestrarem sobre “Humanização e Acolhimento” no Iº Fórum Sul Mineiro de Educação dos profissionais de Saúde e a IVª Jornada da Atenção Primária, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Participaram do evento acadêmicos da universidade, profissionais de saúde, prestadores de serviços e conselho municipal de saúde.

As técnicas da SES apresentaram a Política Nacional de Humanização, suas diretrizes e dispositivos, e a forma como esta deve ser deve ser implantada nos serviços de saúde. Práticas exitosas  foram apresentadas,  por profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Passos e pelo gestor de saúde do município de Piranguinho, Paulo Germinani, que disse em sua apresentação que “foram criados vínculos entre profissionais e usuários, fazendo-os  entender que todos são iguais,  com responsabilidades e atribuições diferentes”. Maurício Durval, coordenador da atenção primária do município de Alfenas, enfatizou  que o objetivo do evento é potencializar a política de humanização  nos serviços de saúde .

Na região da Regional de Alfenas, o tema humanização está sendo debatido, sendo que, rodas de conversa, já foram realizadas para discussão dos planos de intervenção municipais.

Autor: Marivalda Cezário Santos Tobias

Rolar para cima