O Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, inaugurou nesta última quarta-feira (03/05), a primeira unidade de Oncologia Pediátrica do Leste de Minas Gerais. A unidade irá beneficiar cerca de 1,5 milhão de habitantes de 85 municípios da macrorregião Leste.
O setor conta com 10 leitos de internação, equipamentos de ponta, infraestrutura completa e equipes multidisciplinares para o atendimento dos pacientes. Uma “brinquedoteca”, que tem como objetivo proporcionar momentos de lazer para os pacientes, durante o tratamento, integra as instalações da nova unidade.
Para a subsecretária de Inovação e Logística em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Adriana Ramos, a unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital Márcio Cunha “vai levar à população de Ipatinga e de outras cidades do Vale do Aço e região um serviço que, até então, era disponibilizado apenas em Belo Horizonte. Isso demonstra o compromisso de todos os envolvidos com a saúde da população mineira”.
Além da Oncologia Pediátrica, foi reinaugurado o Centro de Terapia Renal Substitutiva, que passou por ampliação e modernização. O setor recebeu 31 novas máquinas de hemodiálise, passando a operar com 74 equipamentos.
O hospital ganhou ainda um Centro de Reabilitação, dedicado exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e a Casa das Mães, espaço de acolhimento de gestantes e de mães que estão com seus filhos recém-nascidos internados na UTI Neonatal.
No total, foram investidos R$ 25 milhões, recursos viabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde, pelo Ministério da Saúde, município de Ipatinga, pelo próprio hospital e por 23 empresas.
Autor: Romyna Lanza