Com participação financeira da ordem de R$ 650 mil liberados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), sediado em Montes Claros, Norte de Minas, inaugurou nesta terça-feira (23/02) o novo Serviço de Nutrição e Dietética (SND). Com a presença de lideranças de vários segmentos da sociedade, a solenidade foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela e contou com a participação da Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Afonso Guimarães Mendes, que representou o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos.
O HUCF é o único estabelecimento de saúde do Norte de Minas que presta serviços à população exclusivamente via Sistema Único de Saúde (SUS). Ocupando área de 700 metros quadrados o novo Serviço de Nutrição e Dietética fornecerá alimentação para 172 pacientes internados e 70 acompanhantes, além de 600 servidores. Serão preparadas diariamente seis refeições, além de hidratação oral, fórmulas lácteas e dietas enterais.
Durante a solenidade o reitor, João dos Reis Canela, destacou a importância de diversas parcerias que a Universidade Estadual de Montes Claros tem estabelecido com a SES-MG, o que tem possibilitado uma crescente melhoria dos serviços prestados à população.
“Com postura elegante e forte, a Secretaria de Estado de Saúde por meio da Superintendência Regional de Montes Claros, tem implementado trabalho profícuo tendo, inclusive, assumido a gestão hospitalar do Norte de Minas. Por outro lado, a Secretaria de Estado da Saúde reconhece o trabalho e a importância que a Unimontes tem no processo de desenvolvimento regional, entendendo se tratar de uma instituição que traz benefícios a todos os segmentos da sociedade”, ressaltou o reitor.
O superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima, lembrou que além da implantação do novo Serviço de Nutrição e Dietética nos últimos anos o Hospital Universitário tem obtido importantes conquistas, entre elas a nomeação de 130 novos médicos universitários e, neste ano, a realização de concurso para contratação de outros 100 profissionais em várias especialidades médicas.
A estrutura física do Hospital também tem recebido novos investimentos, entre elas a reforma de todas as clínicas, o que possibilitará a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Para os próximos três meses está prevista a conclusão das obras de reforma da maternidade. Os serviços estão orçados em R$ 1 milhão, financiados pelo Governo do Estado por intermédio do Programa de Fortalecimento dos Hospitais do SUS (Pró-Hosp).
Avanço
A Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Guimarães, lembrou que “ao longo dos seus mais de 50 anos de existência, a Universidade Estadual de Montes Claros se constitui numa das grandes referências de Minas Gerais no que se refere ao incremento e democratização do acesso ao ensino de nível superior, bem como na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento”.
No que se refere especificamente a atuação na área da saúde, Patrícia Guimarães frisou que “a Unimontes é símbolo de orgulho não só para os norte-mineiros mas, também, para o Estado como um todo. Isso porque, os profissionais graduados pela instituição e também os que participam de cursos de especialização ministrados pela Universidade, têm se destacado no mercado de trabalho não só no Norte de Minas mas em diversas outras regiões do país, colocando seus conhecimentos e as suas competências a serviço da população”.
Por esse motivo, completou a superintendente, “a união de esforços da Secretaria de Estado de Saúde com a Universidade Estadual de Montes Claros tem sido profícua e, nesse contexto, a Superintendência Regional de Saúde se coloca à disposição para buscar a ampliação das parcerias com vistas ao alcance de novas e importantes conquistas”.
Autor: Pedro Ricardo