Hospital de Passos realiza cirurgia robótica de ortopedia inédita pelo SUS

Tecnologia foi adquirida com recursos estaduais e representa um avanço na precisão, segurança e qualidade da assistência aos usuários

Na manhã de quarta-feira, 17/12, a equipe de cirurgiões ortopédicos da Santa Casa de Misericórdia de Passos (SCMP) realizou a primeira cirurgia robótica de joelho pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é referência regional da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, e o paciente, um trabalhador rural do município de São João Batista do Glória, também da área da SRS Passos.

À noite, a direção do hospital, a equipe médica, o fornecedor do equipamento e convidados, celebraram o feito como um “marco histórico para o desenvolvimento tecnológico e a qualificação da assistência em toda a região”. O evento foi realizado na Faculdade da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

A SRS Passos foi representada no evento pela referência técnica Patrícia Souza Magalhães, da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS).

Também se referindo ao procedimento cirúrgico como “um avanço histórico para o SUS”, Patrícia Magalhães considera a cirurgia robótica da Santa Casa de Passos “um passo importante para modernizar a atenção hospitalar e oferecer à população o que há de melhor em inovação tecnológica”. “Essa tecnologia garante procedimentos mais precisos, menos invasivos e com recuperação mais rápida, trazendo segurança e qualidade para os pacientes”, disse.

Os recursos estaduais para a aquisição do equipamento de robótica são de R$ 7 milhões e foram destinados por meio de emenda parlamentar.

“O Programa de Cirurgia Robótica em Ortopedia somente se tornou possível graças ao apoio da Secretaria de Estado de Saúde”, destacou o provedor da Santa Casa e médico, Vivaldo Soares Neto, no convite para o evento. “Essa iniciativa garantirá o acesso dos pacientes do SUS a uma tecnologia de alta precisão e segurança, fortalecendo a qualidade da assistência prestada à população”, afirmou.

Segundo o coordenador da equipe de cirurgiões ortopédicos responsáveis pelo procedimento – uma artroplastia total do joelho –, Henderson Maldi Veloso, o investimento em tecnologia é uma das diretrizes da Santa Casa, e o programa de cirurgia robótica foi realizado em parceria com uma empresa americana de tecnologia médica. Henderson Veloso ressaltou também a importância dos recursos públicos para o desenvolvimento do projeto.

“E a Santa Casa, com nossa estrutura e a nossa equipe, colocou isso em prática e deu muito certo”, disse o cirurgião. “É uma cirurgia menos invasiva, com menos agressão de partes moles e com uma  reabilitação melhor. Principalmente o nível de dor é menor no pós-operatório, com menos tempo de internação, e, consequentemente, as complicações no pós-operatório são menores também”, explicou.

             O superintendente da Santa Casa, Daniel Porto Soares, diz que o programa de cirurgia robótica foi desenvolvido em conjunto pela equipe do hospital, com participação do Estado e da SRS Passos, além da empresa americana, que “abraçou o sonho”. “É um momento de muito orgulho para a nossa instituição, para a nossa cidade, para a nossa região, para o nosso Estado e para o nosso Brasil, porque é a primeira instituição a ter o acesso dos pacientes do SUS a essa tecnologia de ponta”, comemorou. 

Por Enio Modesto

Foto: Ascom SRS Passos – Equipe de cirurgiões durante o procedimento até então inédito na ortopedia pelo SUS

Rolar para cima