Hospital de Montes Claros realiza cirurgia inédita no interior do Estado

O hospital Santa Casa de Montes Claros realizou pela primeira vez a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda (Implante de Eletrodo para Estimulação Cerebral), indicada para auxiliar o tratamento de Doença de Parkinson Refratária. A cirurgia era inédita do interior do Estado,  aconteceu em 31/03  e foi financiada por recursos públicos,  do Sistema Único de Saúde (SUS).   

O procedimento é indicado para tratar os sintomas da doença, neurodegenerativa e progressiva, que causa perda de neurônios, e, consequentemente, sintomas como rigidez muscular, falta de movimentos, tremores, dor, depressão, dentre outros. O responsável pela cirurgia, o neurologista Gustavo Veloso Lages, explicou que o procedimento é indicado a pacientes com até 75 anos, com mais de cinco anos de doença e que apresentam rigidez, tremores e perda de movimentos dos braços e das pernas. “A cirurgia consiste na implantação de um eletrodo em uma área específica do cérebro, que irá estimular ou inibir a área que está comprometida, resultando e melhora imediata dos sintomas da doença”, afirma.

Segundo o médico, a paciente submetida ao procedimento inédito apresentava o grau máximo da doença, e fazia tratamento há cinco anos, com uso de medicação e assistência multidisciplinar (médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos) e dependia da ajuda de terceiros para realizar atividades e movimentos básicos, como tomar banho, se alimentar e se locomover. Apesar dos riscos, os benefícios da cirurgia são significativos, haja vista que os pacientes passam a ter uma vida normal, com volta ao convívio familiar e social.

 

Autor: Bia Fabrícia

Rolar para cima