Integrantes da equipe de cardiologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), juntamente com representantes da Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, anunciaram nesta segunda-feira (26/03), no Auditório Interno do Hospital, o credenciamento, junto ao Ministério da Saúde, do serviço de alta complexidade em cardiologia, que contemplará a Macrorregião Triângulo do Sul. Implantes de marcapasso multissítio, cirurgias endovasculares e estudos eletrofisiológicos são os serviços que estão sendo disponibilizados, desde o dia 07 de março, pelo Hospital de Clínicas (HC).
O médico Celso Salgado, chefe do serviço de marcapasso, lembrou que “o processo de credenciamento foi longo e teve início em 1997, quando os centros de referência em cardiologia se encontravam apenas em Uberlândia e Belo Horizonte. Agora, nossos serviços estão à frente até mesmo de cidades maiores que Uberaba”, conclui.
Para o cardiologista Luís Antônio Resende, o trabalho da Coordenadoria de Projetos e Credenciamentos do hospital foi muito importante para a concretização do processo. Já Carlos Balbão, chefe do setor de Eletrofisiologia Clínica e Intervencionista do HC, afirmou que pretende trabalhar para que a UFTM se torne referência em produção científica e acadêmica na área de cardiologia.
Iraci Neto, superintendente regional de saúde de Uberaba e Ana Lúcia Simões, vice-reitora da UFTM, ressaltaram a importância da parceria entre os trabalhos das equipes do hospital, da superintendência regional e da secretaria municipal de saúde.
O representante do secretário municipal de saúde, Vicente Almeida, afirmou que “a conquista contempla, em primeiro lugar, o usuário do SUS, por isso, ficamos felizes em trabalhar para atender esta finalidade”.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Sara Braga- SRS UBERABA