Hemominas realiza Simpósio de Transfusão Sanguínea em Uberlândia

Imagem

Trabalhadores da área de saúde dos hospitais e unidades de saúde que realizam transfusões nos municípios da macrorregião Triângulo do Norte participaram, nos dias 25 e 26 de setembro, do VII Simpósio Estadual de Transfusão Sanguínea, em Uberlândia. O evento, realizado pela Fundação Hemominas, buscou promover a atualização, a normatização e o alinhamento dos hemocentros e a discussão a respeito da segurança transfusional e o uso racional e seguro do sangue. Além de divulgar as ações na área da hemoterapia.

 

Segundo a presidente da Hemominas, Júlia Cioffi, a hemoterapia em Minas Gerais é referência para o Brasil e atinge níveis de países de primeiro mundo na produção de bolsas de sangue para transfusão em todas as suas etapas. “O Simpósio está sendo realizado para ampliar o conhecimento dos profissionais que realizam e indicam as transfusões e as acompanham para que os pacientes recebam este produto com a mais alta qualidade” concluiu.

Para o coordenador do Hemocentro Regional de Uberlândia, Paulo Henrique Ribeiro Paiva, o foco do Simpósio está na qualidade e segurança da hemoterapia. “É um evento inédito em nossa região. Estamos trazendo temas práticos, de quem está dentro dos hospitais. Detectamos, trabalhamos e discutimos as dificuldades encontradas por estes trabalhadores da área da saúde em seu cotidiano”, enfatizou o coordenador.

Ao ser indagado sobre a importância da discussão da qualidade da hemoterapia para o município e região, o secretário municipal de saúde de Uberlândia, Almir Fontes, enfatizou a programação e os critérios. “Este evento reafirma o compromisso da Hemominas com a excelência ao cuidar da vida do cidadão. A rede de hemoderivados é muito bem organizada em todo o estado e tem um trabalho inquestionável. Mostrar aos profissionais esse tratamento tão criterioso contagia os envolvidos”, finalizou.

Autor: Cássio Machado

Rolar para cima