Nesta última quarta-feira (09/11), a Fundação Hemominas – responsável pela pesquisa e tratamento de hemoterapia e doação de sangue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, participou da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Campus Party durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT), que acontece em Belo Horizonte até o próximo dia 13 de novembro.
De acordo com os organizadores, a FINIT é um grande hub de negócios, reunindo diversos eventos no Expominas com foco em promover o intercâmbio e fomentar o que há de mais avançado em tecnologia, inovação e empreendedorismo nos mais diversos campos e áreas do conhecimento, tais como a saúde.
Dentro deste contexto, a Hemominas é mais conhecida por sua atuação junto aos voluntários que doam sangue, mesmo tendo em seu histórico as pesquisas em hemoterapia e de buscar a melhoria contínua para promover o aprimoramento tecnológico em sua área.
“Participando com seu estande no evento, a Hemominas pode oferecer a visitantes e estudantes conhecimento acumulado em 31 anos de trabalhos em ciência, saúde e tecnologia, desenvolvendo pesquisas de forma permanente, produzindo conhecimento e, no âmbito nacional e internacional, estabelecendo parcerias com vistas à inovação”, relata o vice-presidente da Fundação Hemominas, Geraldo Guedes, presente na abertura da FINIT.
O analista de Tecnologia da Comunicação da Fundação Hemominas, Frederick Rocha, que está participando do Campus Party, evento que acontece simultaneamente à FINIT, acredita que o encontro é de extrema importância para ficar linkado às inovações tecnológicas.
“A Hemominas mantém há mais de vinte e cinco anos o programa ‘Doador do Futuro’, que prepara crianças, adolescentes e jovens para se tornarem, quando a idade permitir, doadores voluntários de sangue. Incluir o desafio da solidariedade e do voluntariado nas reflexões desses estudantes e interessados em tecnologia é um enorme desafio”, ressalta Rocha.
Em tempo
Além da doação de sangue, a Hemominas atende em seus ambulatórios pessoas com patologias genéticas do sangue; tem o Cetebio – Centro de Tecidos Biológicos que processa, armazena e disponibiliza medula óssea para transplantes; produz conhecimento por meio de pesquisas em hemoterapia e tecidos; utiliza métodos de limpeza e procedimentos de redução do lixo, respeitando o meio ambiente e muitas outras ações que impactam diretamente na saúde do cidadão. Veja os horários de atendimento personalizado e assuntos no estande Hemominas na FINIT:
09, 10 e 11/11/16, de 8 a 13 horas, “Processos limpeza/Economia Energia/Meio Ambiente”
10/11/16, de 9 a 13 horas, “Atendimento ambulatorial/vídeos Educativos/inovação”
10/11/16, de 9 a 16 horas, “Células e Tecidos biológicos/processos”
11/11/16, de 9 a 12 horas, “Pesquisas em Desenvolvimento/Núcleo de Inovação Tecnológica (Inovhemos)/PITCH”
11/11/16, de 9 a 18 horas, “Captação de doadores de sangue/Doador do Futuro”
11/11/16, de 12 a 16 horas, “Células e Tecidos Biológicos/processos”
De 10 a 13/11/16, de 9 a 12 horas, “Informações institucionais”
Autor: Jornalismo SES-MG / Hemominas