Gestores de saúde dos municípios que compõem a macrorregião de Saúde Sul se reuniram na terça-feira, 16/9, para a terceira e última reunião do Grupo de Trabalho da Rede de Oncologia. O encontro, que ocorreu no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, teve como principal objetivo discutir a proposta de habilitação de uma nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) na região de abrangência da SRS.
O grupo de trabalho é composto por gestores de saúde dos municípios polos de microrregiões de Saúde – como Lavras, São Lourenço, Três Corações, Três Pontas e Varginha -, representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS – Regional Varginha) e da SRS Varginha, além de prestadores hospitalares e Comissão Municipal de Oncologia de Varginha (CMO). Nesta última reunião, a presença foi exclusiva de gestores municipais de saúde, e foi conduzida pela SRS Varginha e COSEMS. “Respeitando a soberania do território, bem como os parâmetros ministeriais, a MacroSul criou o grupo de trabalho para subsidiar as decisões e fortalecer essa relevante e prioritária rede temática do SUS, que é a Oncologia”, ressaltou o superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara.
A pauta da reunião teve como foco a avaliação da viabilidade técnica e operacional do projeto. Os gestores municipais tiveram a oportunidade de contribuir com a consolidação da rede oncológica regional, garantindo que a proposta final fosse representativa e assertiva para todos os municípios.
O resultado da reunião será encaminhado à Comissão Intergestores Bipartite da Macrorregião (CIB Macro) para a pactuação da proposta firmada em consenso pelo território, que previu a habilitação do UNACON na Santa Casa de Misericórdia de Lavras, com as especificidades discutidas e firmadas no Grupo de Trabalho.
Por Tânia Corrêa
Créditos das fotos: SRS Varginha
