As referências técnicas em imunização da GRS de Unaí, Daniany de Oliveira Vale e Luciene Lourenço Mota, realizaram nos dias 11 e 12 de maio, capacitações com os profissionais de enfermagem do Hospital Municipal de Paracatu, e nos dias 2 e 3 de junho com os profissionais de enfermagem do Hospital Municipal de Unaí. Assunto abordado foi a atualização do protocolo de profilaxia antirrábica humana, fluxo de atendimento dos acidentes por animais peçonhentos, uso de imunoglobulinas humanas e preenchimento das fichas de notificações do SINAN.
O treinamento teve a finalidade de alinhar com os profissionais as mudanças ocorridas no protocolo de profilaxia da raiva humana, a correção das falhas ainda presentes no atendimento às pessoas vítimas de animais peçonhentos, a disponibilização e indicações de uso de imunoglobulinas humanas de varicela, hepatite B e antitetânica, além da importância de realizar as notificações de forma correta e em tempo hábil.
A enfermeira Luciene enfatizou que “todo o profissional de saúde é responsável em notificar casos e agravos de importância em Saúde Pública no SINAN, sendo essas notificações fundamentais para o acompanhamento epidemiológico dos casos”. Os presentes participaram ativamente das discussões e foi acordado a necessidade de sistematizar as ações de de assistência às vítimas de acidentes por animais peçonhentos segundo os critérios descritos nos protocolos do Ministério. A enfermeira Daniany reafirmou que “os atendimentos antirrábicos tiveram o perfil epidemiológico alterado, com a ocorrência da raiva em humanos, causada principalmente por animais silvestres como o morcego, daí a atualização na prescrição e uso de vacinas e soros antirrábicos”. Todos os participantes reconheceram a importância da divulgação das mudanças ocorridas, bem como ressaltaram o quão importante são as reuniões de alinhamento.
Autor: GRS Unai