A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí promoveu, na terça-feira (15/07), a Oficina Técnica de Vigilância dos Vírus Respiratórios, com a participação dos coordenadores e profissionais das equipes de vigilância epidemiológica dos municípios da região.
O encontro ocorreu na sede da GRS, e teve como foco o fortalecimento das ações de vigilância e enfrentamento das síndromes gripais e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no território.
A capacitação foi conduzida por Fernanda dos Santos Botelho, consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) vinculada à Coordenação dos Programas de Vigilância de Doenças Transmissíveis Agudas (CPVDTA) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
A coordenadora do Nucleo de Vigilancia Epidemiológica Franciele Nascimento Oliveira afirmou que “o objetivo é qualificar as ações dos municípios, reforçando a importância da análise oportuna dos dados, da adequada definição de caso e do uso correto dos sistemas de informação, como o SIVEP-Gripe”.
A oficina também abordou o uso racional de medicamentos antivirais como Oseltamivir (Tamiflu), Paxlovid e Palivizumabe, e forneceu orientações detalhadas sobre a condução de surtos por vírus respiratórios, com base nas normativas do Ministério da Saúde e da SES/MG.Além de conteúdos teóricos, o evento apresentou materiais técnicos de apoio e orientações sobre o acesso a plataformas e boletins epidemiológicos estaduais e federais. A iniciativa integra o conjunto de ações estratégicas da SES/MG voltadas para o fortalecimento da vigilância das doenças respiratórias, especialmente diante dos desafios impostos por novas variantes virais e pela sazonalidade da gripe.
Por Gerência Regional de Saúde de Unaí
Foto: Breno Luiz