A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, realizou nesta quarta-feira (16/02), videoconferência com as Referências Técnicas Municipais de Vigilância de Óbitos e participantes dos Comitês dos municípios de sua jurisdição para alinhamento das ações da Vigilância de Óbitos.
Na abertura da reunião, feita por videoconferência, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador Ana Paula Cabral, destacou a importância dessa reunião. Segundo ela, os alinhamentos das atividades são de grande relevância para o bom desempenho das ações que serão executadas.
A Reunião foi conduzida pela referência técnica regional de Vigilância de Óbitos, Daiane Vieira da Silva, visando capacitá-los e envolvê-los ainda mais nas demandas preconizadas. Entre os assuntos abordados, destacam-se o preenchimento adequado das fichas de investigações de mortalidade (Ambulatorial, Hospitalar, Domiciliar e Síntese), a importância das investigações de declarações de óbitos com causa básica não definida, correção do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), paralelo ao SIM – Sistema de Informação de Mortalidade (pós-investigação) e uma análise minuciosa do sistema de informação sobre mortalidade – SIM WEB.
Na reunião ficou clara a importância da atuação dos comitês de investigação de óbitos durante o processo investigatório e encerramento das mesmas no sistema, ressaltando que eles são formados por profissionais de várias áreas da saúde. A ideia é que o trabalho em conjunto pode subsidiar medidas que impliquem na redução de óbitos maternos, fetais e infantis nos municípios da área de abrangência da Unidade Regional de Saúde de Unaí.
Autor: GRS Unai