O Núcleo de Atenção Primária a Saúde (NAPRIS), em parceria com o Núcleo de Regulação da GRS Ubá realizou ontem (28/11) a Capacitação dos Programas SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica e CNES (Cadastramento Nacional de Estabelecimento e Saúde) envolvendo digitadores municipais dos programas da microrregião de Ubá.
A Referência Técnica do SIAB da GRS Ubá, Elvira Soraya Fernandes, apresentou as atualizações do sistema no que se refere ao armazenamento e processamento de dados relacionados à Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Informou também sobre os relatórios do PMA2 (Produção e Marcadores de Avaliação) que devem ser preenchidos de acordo com as mudanças no quadro de saúde da população.
As informações sobre os sistemas CNES foram passadas pela Referência Técnica do CNES dessa Regional, Paola Simiquel, sistema este que é a base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde. Dispõe de um vasto conteúdo de informações, proporcionando ao gestor conhecer a rede assistencial existente e sua potencialidade, imprescindíveis nos processos de planejamento em saúde, regulação, avaliação, controle e auditoria, bem como dar maior visibilidade ao controle social para o melhor desempenho de suas funções.
Para a digitadora dos sistemas no município de Coimbra Luciana Dias Souza, ”a capacitação foi proveitosa, esclarecemos dúvidas dos sistemas, atualização, orientação sobre as formas de preenchimento dos mais diversos dados”. A Capacitação dos Programas SIAB e SCNES será estendida para todos os municípios pertencentes a GRS Ubá.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lucimar Moura