GRS Pirapora realiza capacitação com equipe de Agentes de Combate de Endemias (ACE) acerca da doença de Chagas

Créditos: Gerência Regional de Saúde de Pirapora

Na última semana, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora realizou visita técnica no município de Ponto Chique com o intuito de acompanhar e orientar as ações de campo de vigilância de Chagas no município. A referência técnica regional de trabalho de campo para a doença, Carlos Alberto Gonçalves Pereira, conduziu a visita técnica e na oportunidade realizou capacitação das equipes municipais. Foram apresentadas as técnicas e cuidados necessários para a realização da varredura (intra e extradomiciliar), localização do vetor, os cuidados necessários para captura, armazenamento e as normas e técnicas para aplicação residual.

A referência técnica de ações de campo regional, Janice Rodrigues de Souza, afirma a importância da vigilância em Saúde voltada para Chagas. “Todo o território do norte de Minas é uma região considerada endêmica para a doença de Chagas, portanto, é necessária a atuação efetiva da Vigilância em Saúde tanto para a identificação de acometimento do agravo bem como para as ações de controle do vetor”, pontuou Janice.

Já Carlos Alberto, referência que conduziu as atividades, pontuou a importância das ações de campo e o trabalho de vigilância. “Não há como desassociar a vigilância da doença de Chagas das ações de campo, pois é neste momento que se trabalha a educação permanente da população, apresentando as formas de se prevenir e as formas de transmissão, e também são aplicadas as ações e normas técnicas de controle de vetores, o que torna o trabalho muito eficiente na prevenção da doença”, reforçou ele.

A coordenadora de vigilância ambiental de Ponto Chique, Eva Cristina Martins de Oliveira, pontuou a importância dos trabalhos de campos de chagas no município. “Em nosso município a presença dos triatomíneos é muito sensível, o que torna necessária a atuação constante das ações de vigilância do agravo. O trabalho conjunto tem como o objetivo fortalecer e qualificar a vigilância da doença de Chagas no território”, disse a coordenadora.

Autor: Gerência Regional de Saúde de Pirapora

Rolar para cima