Na quinta-feira, 13/11, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora realizou um encontro com as referências técnicas de mobilização social dos municípios da microrregião de Saúde de Pirapora. O objetivo principal foi alinhar ações e atribuições referentes ao tema, além de proporcionar atualização e troca de experiências entre as profissionais.
O evento teve programação ampla, e iniciou com um momento denominado café de ideias, onde os participantes debateram a situação da mobilização social nos municípios, com desafios e avanços ocorridos ao longo do ano.
A servidora da GRS Ubá, Keila Lima, contribuiu com o encontro e abordou o propósito da mobilização social. Luciana Veloso, referência técnica da GRS Pirapora, esclareceu sobre a rotina do mobilizador social nos municípios, e em seguida, Victória Gomes, pesquisadora de mídias sociais, falou sobre estratégias de engajamento de campanhas de saúde nas redes sociais.
Flávia Ayalla é mobilizadora social do município de Buritizeiro, e participou do evento. “Tivemos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos a respeito de mobilização e outros assuntos muito importantes, que contribuem para o desenvolvimento das nossas atividades”, pontuou Flávia. Ela, que estava há 3 anos afastada da função no município, viu no evento uma oportunidade de atualização. “O encontro neste momento é ótimo, pois estamos no mês de mobilização social contra as arboviroses, ou seja, teremos muito trabalho”.
A agenda do dia contou também com uma oficina de fotografia, ministrada por Keila Lima, que contribuiu para que as mobilizadoras pudessem aprimorar a captura de fotos ideais nos eventos de mobilização.
A psicóloga Ana Carolina Cabral abordou a mobilização e o engajamento social pela perspectiva da psicologia, e como a produção de sentido é fundamental para a mudança de hábito e de estilo de vida.
Finalizando, as mobilizadoras apresentaram experiências exitosas em mobilização social desenvolvidas em seus respectivos municípios, o que proporcionou aumentar a bagagem de conhecimentos e experiências levadas pelas participantes.
Luciana Veloso, idealizadora do evento, contou que ele foi estratégico. “Os municípios estão em fase de planejamento das ações de mobilização social da campanha Minas Unida Contra o Aedes, além disso, eles puderam ver o consolidado das atividades realizadas por eles ao longo do ano por meio dos painéis de monitoramento do estado de Minas”. Ela acrescentou que o evento foi muito esperado pelas equipes municipais: “As reuniões online são importantes, mas as presenciais são decisivas para a efetivação das ações”.
A mobilização social em saúde é uma estratégia fundamental na saúde pública, e que requer treinamentos e atualizações periódicas. É um instrumento potente de engajamento e transformação social.
Por: GRS Pirapora
Foto: GRS Pirapora
