GRS Pedra Azul promove palestra sobre coleta seletiva de lixo

Imagem

Nesta segunda-feira (14/12), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pedra Azul (Assomape), realizaram no auditório da GRS Pedra Azul, uma palestra sobre coleta seletiva de lixo. O evento teve como objetivo esclarecer os servidores sobre como está funcionando o serviço de coleta seletiva de lixo que começou, recentemente, a ser feito nas residências do município.

A referência técnica da epidemiologia da GRS Pedra Azul e vice presidente da Assomape, Zelma Rocha, explicou como nasceu a ideia de formar uma associação que se preocupasse com o meio ambiente. “Há dois anos montamos a associação e estamos realizando a coleta seletiva, que é muito importante para o município. Como servidores e cidadãos estamos realizando essa ação para conscientizarmos a todos para que cada um faça a sua parte, tanto fazendo a separação do lixo seco e úmido em suas residências, quanto repassando as informações para outros servidores e suas famílias para que cada um possa colaborar com o projeto”, disse Zelma.


O diretor da GRS Pedra Azul, Francisco Carvalho, relatou que a região conta com uma experiência sobre resíduos sólidos e que o projeto de coleta seletiva vem contribuir com uma série de questões importantes, como o combate à dengue, já que recipientes que eram jogados na rua passarão a ser reciclados pela Assomape. No município de Pedra Azul são produzidos por mês 420 toneladas de lixo, sendo que 60% deste total pode ser reciclado.

A presidente da Assomape, Ana Leão, firmou uma parceria com a GRS para que a instituição pudesse contribuir com a coleta do lixo. “A partir de agora, a GRS estará nos ajudando, não somente individualmente, com a colaboração de cada servidor em suas casas, mas também na própria GRS. Estamos disponibilizando os bags, que são sacolas grandes, e toda sexta-feira estaremos vindo na GRS para pegar os bags que irão conter somente os materiais aptos a serem reciclados, como plástico e papelão” explicou.

Coleta seletiva

A coleta seletiva é realizada pelo caminhão da Assomape que recolhe o lixo seco a ser reciclado, enquanto o caminhão da Prefeitura recolhe o lixo úmido ou que não pode ser reciclado, como restos de comida, cascas de frutas, papeis sujos de gordura e baterias. Segundo Ana Leão, as pilhas e baterias não podem ser descartados no lixo doméstico porque contêm materiais pesados que quando molhados, contaminam o meio ambiente. “Outra dica que damos é não descartar o lixo aos domingos e feriados, porque não há coleta de lixo nesse período. A coleta do lixo seco deve ser realizada em sacolas de cor branca, enquanto o lixo úmido deve ser colocado em sacolas de outras cores”, esclareceu Ana.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima