GRS Pedra Azul promove capacitação sobre o equipamento Trius e o sistema Alert

GRS Pedra Azul promove capacitação sobre o equipamento Trius e o sistema Alert

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceira com a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, realizou no dia 8 de novembro, uma capacitação sobre a operacionalização do sistema Alert instalado no equipamento chamado de Trius, que é o posto de triagem. Participaram do treinamento os enfermeiros que trabalham na atenção primária e nos hospitais dos municípios de Almenara, Comercinho, Jacinto, Jequitinhonha, Medina e Salto da Divisa.Os municípios que aderiam ao protocolo de Manchester receberam os Trius que possuem equipamentos acoplados – medidores de temperatura timpânica e oxímetro de pulso. Estes equipamentos irão ajudar os profissionais a realizar a classificação de risco, garantindo uma maior segurança, já que os medidores integrados permitirão o envio automático das medidas aferidas, buscando eliminar a ocorrência de erros.A coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da GRS Pedra Azul, Kátia Figueiredo, disse que a utilização do equipamento Trius tem o objetivo de trazer melhorias e rapidez ao atendimento médico. “Temos feito um trabalho direcionado à capacitação de todos os profissionais envolvidos com a classificação de risco para que possamos começar a utilizar, em todos os nossos municípios, o equipamento do Trius. E este treinamento que realizamos foi muito importante, pois visou capacitar aqueles profissionais que já tinham participado do curso do Protocolo de Manchester, mas que ainda não tinham conhecimento sobre a utilização do Trius”, disse.

Capacitação

As referências técnicas do Protocolo de Manchester da SES, Danielle Melo, e da GRS Pedra Azul, Gabriela Castro, falaram sobre a importância da utilização do equipamento Trius e as vantagens do seu uso para a classificação de risco do paciente. “O treinamento foi importante para agilizar a implantação do Protocolo de Manchester na nossa região, trazendo mais segurança aos profissionais para a utilização do Sistema Alert e do Trius, proporcionando, com isso, respaudo aos profissionais e diminuindo a ansiedade dos pacientes com relação ao tempo de espera”, afirmou Gabriela Castro.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Allan Campos


Rolar para cima