Nos dias 29,30 e 31 de março de 2022, a GRS Leopoldina promoveu a realização do 8º ciclo das oficinas do Projeto Saúde em Rede, última etapa da formação de tutores municipais, contando com a presença dos 15 designados pelos municípios da região de saúde. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial de Leopoldina.
Nos trabalhos da oficina, foram abordados diversos assuntos relacionados à organização dos processos de trabalho nas Unidades Laboratório, sendo discutida a importância de conhecer o território para realizar o planejamento local, a assistência aos pacientes com condições crônicas e o compartilhamento do cuidado com o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) quando necessário, de acordo com a estratificação de risco e notas técnicas vigentes. Além disso foram abordadas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e/ou incapacidades, no intuito de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
As unidades laboratórios funcionam como unidade de referência, se personificando em uma das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de cada município escolhida para desenvolver as ações. Assim, se torna modelo para a extensão do projeto para as demais unidades da ESF no território local, na nova etapa do projeto, sendo o local de desdobramento desse aprendizado/organização para as demais estratégias de saúde da família dos municípios.
Centro Estadual de Atenção Especializada
O CEAE mereceu destaque durante a atividade, pois é um ponto de atenção especializada ambulatorial que busca potencializar e qualificar a atenção à saúde nas linhas de cuidado ofertadas, com assistência multiprofissional, ofertam consultas e exames especializados, considerados essenciais para garantir a resolubilidade assistencial nas linhas de cuidado: Saúde Materno-infantil de risco; propedêutica do câncer de colo de útero e de mama e atenção ao Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e Doença Renal Crônica de alto e muito alto risco, que buscam impactar na redução dos dados de morbimortalidades por complicações evitáveis associadas a esses agravos não transmissíveis.
Aline Rezende, gerente regional, expressou sua satisfação com a conclusão desta etapa: “vejo como positivo o resultado do projeto saúde em rede nos municípios da GRS-Leopoldina, haja vista que conseguimos avançar na organização de muitos processos de trabalho tanto na APS quanto no CEAE. Além disso, a metodologia favoreceu a comunicação entre os dois níveis de atenção por meio da troca de experiências e das discussões sobre os fluxos de encaminhamentos e sobre o compartilhamento do cuidado.”
Saúde em Rede
O Projeto Saúde em Rede cuida da organização do processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada, estabelecendo a integração de ações, com ênfase inicial na Rede de Atenção à Saúde Materno Infantil.
Baseia-se na utilização de práticas problematizadoras, que proporcionam uma ação reflexiva dos atores envolvidos, e propõem o desenvolvimento de ações efetivas a partir de um processo de planejamento estratégico e participativo.
Por ser um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do SUS, o projeto reúne um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.
Autor: Oberdan Moreira Rocha