A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no dia 17/12, no município de Ituiutaba, um Seminário Regional sobre Sífilis, reunindo referências técnicas de nove municípios da microrregião de Saúde. O evento integrou as ações estratégicas de fortalecimento da vigilância, prevenção e cuidado das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com foco especial na sífilis adquirida e congênita.
O seminário contou com a participação de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Igor Santos e Lumenia Duarte, além da representante da SES-MG, Talane Oliveira, reforçando a articulação entre os níveis regional, estadual e internacional na resposta ao agravo.
A realização de um seminário dedicado à temática da sífilis é estratégica e necessária, especialmente em um contexto de aumento de casos no Brasil. O debate qualificado sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno é fundamental para salvar vidas, reduzir agravos evitáveis e proteger futuras gerações.
Segundo a referência técnica de IST/Aids e Hepatites Virais da GRS Ituiutaba, Isabela Neves Muniz Ribeiro, “a sífilis pode ser prevenida, diagnosticada e curada”, disse Isabela. “E juntos, com compromisso e ciência, podemos fazer com que ela deixe de ser um grave problema de saúde pública no nosso país”, completou.
O encontro se consolidou como um espaço essencial de troca de experiências entre profissionais de saúde e gestores, permitindo o alinhamento de conhecimentos, a atualização de protocolos assistenciais e o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde. A qualificação das equipes é um passo decisivo para romper cadeias de transmissão da doença que ainda persistem, muitas vezes, por falta de informação ou de acesso oportuno aos serviços de saúde.
Durante o seminário, foi reforçado que cada caso de sífilis congênita é evitável. O diagnóstico e o tratamento adequados da gestante, no tempo oportuno, representam uma vitória coletiva do Sistema Único de Saúde (SUS). Investir em educação permanente, sensibilização dos profissionais e organização dos fluxos de cuidado é fundamental para reverter o cenário atual.
A GRS Ituiutaba reafirma seu compromisso com a qualificação das ações de vigilância e assistência, fortalecendo o trabalho integrado com os municípios e parceiros institucionais, com o objetivo de reduzir a incidência da sífilis e garantir cuidado integral, oportuno e humanizado à população da microrregião.
Por: GRS Ituiutaba
Foto: Assessoria de Governança Regional Estratégica – GRS Ituiutaba
