GRS Ituiutaba promove palestra sobre Vigilância Sanitária no Dia da Qualidade na CRV Industrial

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba, participou ativamente das ações da SIPAT/SIPATR 2025 realizadas entre 10 e 14/11 na CRV Industrial, unidade Capinópolis. Na manhã do dia 13/11, a equipe da Vigilância Sanitária da GRS reforçou seu compromisso com a promoção da saúde, a prevenção de riscos e a qualificação dos processos produtivos ao conduzir uma palestra em celebração ao Dia da Qualidade.

A atividade foi ministrada pela autoridade sanitária Cinthia Ferreira de Freitas, lotada no núcleo de Vigilância Sanitária da GRS Ituiutaba. Com o tema “A importância da Vigilância Sanitária na usina de fabricação de açúcar”, a palestra trouxe uma abordagem atual e fundamentada sobre o papel essencial da vigilância sanitária na cadeia produtiva, especialmente em ambientes industriais de grande fluxo operacional.

Durante a apresentação, foi destacado os fundamentos técnicos, legais e operacionais que orientam a atuação da Vigilância Sanitária no setor industrial, enfatizando como ações contínuas de controle, fiscalização e monitoramento contribuem para garantir ambientes adequados, processos seguros e produtos de qualidade para o consumo. 

Segundo a autoridade sanitária da GRS, Cinthia Ferreira de Freitas, “o trabalho da vigilância vai além da proteção do consumidor, alcançando diretamente a saúde e segurança dos trabalhadores envolvidos em cada etapa da produção”.

A participação da SES-MG e da GRS Ituiutaba reforçou a importância da integração entre os serviços de saúde e o setor produtivo, demonstrando que a qualidade não se limita ao resultado final, mas é construída diariamente por meio de práticas responsáveis, decisões assertivas e compromisso coletivo com a segurança sanitária. A ação evidenciou o papel estratégico da Vigilância Sanitária como guardiã da saúde pública e parceira fundamental na promoção de ambientes produtivos mais seguros e alinhados às normativas vigentes.

Por: Gerência Regional de Saúde

Foto: Assessoria de Governança Regional Estratégica

Rolar para cima