A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira iniciou, na semana passada, a distribuição das doses da vacina contra a dengue para os municípios das microrregiões de Saúde de Guanhães, Itabira e João Monlevade. Nesta primeira etapa, estão sendo repassadas 6.905 doses destinadas à primeira aplicação do esquema vacinal, contemplando os 27 municípios da área de abrangência da GRS. A segunda remessa, prevista para 90 dias após a primeira, completará o envio total, permitindo a vacinação de 13.810 crianças e adolescentes nos municípios atendidos.
Segundo o diretor regional da GRS Itabira, Maurício Marques, a ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e segue a Nota Técnica nº 4 do Ministério da Saúde, publicada em 15/1/26. “O documento ampliou a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todos os municípios do país. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas”, afirmou Maurício.
O Núcleo de Imunização da GRS Itabira informou que todos os 27 municípios devem iniciar a vacinação ainda em janeiro. A imunização é essencial para prevenir formas graves da doença e a segunda dose é necessária para garantir a eficácia da imunização. Pais e responsáveis devem acompanhar os canais oficiais das prefeituras e dirigirem-se à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e confirmar os dias e horários de vacinação.
Vacinação em Itabira
No município de Itabira, a vacinação para a faixa etária de 10 a 14 anos tem início na segunda-feira (26/01). A vacina Qdenga estará disponível na Policlínica (exceto às terças-feiras) e nas unidades básicas de Saúde (UBS), com exceção da UBS do bairro Eldorado, das 8h às 16h.
A Secretaria Municipal de Saúde de Itabira estima aplicar cerca de 3,5 mil doses nesta primeira etapa e outras 3,5 mil na segunda aplicação, conforme o quantitativo definido pelo Ministério da Saúde. A escolha da faixa etária de 10 a 14 anos segue critérios epidemiológicos, já que, nos últimos anos, esse público concentrou o maior número de internações por dengue.
A secretária municipal de Saúde em exercício, Clíssia Peter Andrade Felisberto Carvalho, reforçou a importância da adesão à vacinação. “A vacina contra a dengue é um avanço importante para proteger a população. Convidamos pais e responsáveis a levarem crianças e adolescentes para se vacinarem. É um ato simples, seguro e que salva vidas”, afirmou.
Ações de combate ao mosquito
Paralelamente à vacinação, o município de Itabira mantém ações contínuas de enfrentamento ao Aedes aegypti, incluindo visitas domiciliares, eliminação de criadouros, aplicação de larvicidas e monitoramento de pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos e cemitérios.
Itabira também utiliza mapeamento aéreo com drones para identificar áreas de risco e orientar o planejamento das ações. Levantamentos entomológicos, como o LIRAa, apoiam a definição das medidas prioritárias. Em 2025, o município registrou 1.175 notificações de dengue, com 71 confirmações. Em 2026, foram notificadas 26 ocorrências, sem confirmações até o momento.
Por Flávio A. R. Samuel
Foto: Flávio A. R. Samuel
