GRS-Itabira continua a distribuição de vacina contra covid-19 para crianças das microrregiões de João Monlevade, Itabira e Guanhães

Divulgação

Com público-alvo estimado em 38.031 crianças, de 5 a 11 anos de idade, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira continua a distribuição de doses pediátricas da vacina contra a covid-19 aos 24 municípios que compõem as microrregiões de Saúde de João Monlevade, Itabira e Guanhães.

Na sexta-feira (21/1), foi entregue a 80ª remessa de vacinas, desde janeiro de 2021, com 2.660 doses. O lote será destinado à administração de primeira dose (D1) em 11% de crianças de 5 a 11 anos.

O diretor regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, informou que a distribuição de imunizantes pediátricos Pfizer começou no dia 14 de janeiro, com a entrega de 2.280 doses à GRS-Itabira.

“Durante coletiva no dia 13/1, o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que o Estado sempre vai recomendar a vacinação, já que está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. Por isso pedimos que pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas”, ponderou Maurício.

De acordo com Juliana Porto Penna, referência técnica em Imunização da GRS-Itabira, no atual momento da pandemia as crianças de 5 a 11 anos tornaram-se um público mais vulnerável e suscetível à contaminação. Segundo ela, o início da vacinação deste público é de suma importância para proteger e frear o avanço da covid-19 na região.

“A vacina contra a covid-19 já foi aplicada em vários países do mundo, sendo certificadas pelas agências regulatórias de saúde do exterior e no Brasil. Só nos Estados Unidos já foram aplicadas cerca de 8,7 milhões de doses de vacinas contra covid-19 em crianças, sem notificação de eventos adversos relevantes. Acreditamos que só conseguiremos diminuir os impactos causados pela pandemia quando a maior parte da população estiver imunizada”, concluiu Juliana.

Vacina de uso pediátrico

O uso do imunizante da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos de idade foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro de 2021. Com metade da dosagem para adultos, o esquema vacinal também é de duas doses. Utilizada nos Estados Unidos desde o início de novembro de 2021 e autorizada pela União Europeia no fim do mesmo mês, a vacinação teve início em Minas Gerais no dia 14/1. Mais informações estão disponíveis no portal da Anvisa no endereço eletrônico [www.anvisa.gov.br]www.anvisa.gov.br

Microrregiões que compõe a GRS-Itabira

Guanhães: Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Rio Vermelho, Sabinópolis, Senhora do Porto e Virginópolis.

Itabira: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Ferros, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabem, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.

João Monlevade: Bela Vista de Minas, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata.

 

Autor: Flávio A. R. Samuel

Rolar para cima