A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até 24/06. A baixa cobertura vacinal nos públicos-alvo nos dezoito municípios que compreendem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia segue bem abaixo da meta preconizada, que é de 90%. Dados extraídos do Painel LocalizaSUS, com informações inseridas pelas Secretarias Municipais de Saúde até 01/06/2022, mostram que a cobertura geral de Uberlândia e região está em 42%.
Os públicos que apresentam as melhores coberturas são os idosos (48%), trabalhadores da saúde (42%), crianças (33%) e professores (33%). No entanto, estes quatro grupos possuem aproximadamente 157 mil pessoas que ainda devem se vacinar.
Os grupos que mais geram preocupações por conta da baixa cobertura vacinal são as gestantes (18%), puérperas (17%), pessoas com comorbidades (17%) e pessoas com deficiência (4%).
A referência técnica em imunização da SRS Uberlândia, Leila Caixeta, faz o alerta para a população que esteja no grupo prioritário buscar se vacinar até o dia 24 de junho. “A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe, pois reduz as complicações, as internações e os óbitos. É de extrema importância que a população procure a Unidade de Saúde mais próxima para receber a vacina, pois todas elas estão abastecidas. A vacina é segura e salva vidas”, disse.
Campanha de vacinação contra o sarampo
As crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde devem receber também uma dose da vacina contra o sarampo. A meta preconizada é de 95% de alcance para estes públicos-alvo. Em Uberlândia e região há 90 mil pessoas para a dose de reforço da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo e também contra a rubéola e a caxumba.
Autor: Lilian Cunha