Com o objetivo do encontrar e iniciar uma discussão sobre a Grade de Referência para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nessa sexta (13/3), Reunião sobre grade de Referência em Saude Mental. O encontro integra a ação do Estado dentro da Rede de Urgência e Emergência (RUE) para pactuação da Grade de Referência dentro da RUE, abordando as diversas clínicas, sendo a primeira delas a Saúde Mental.
Entre os assuntos que foram abordados, estão a RAPS, pacientes desta rede que necessitem do atendimento pelo 192 – SAMU e as grades de referências para esta rede. A Especialista em Políticas de Gestão de Saúde (EPGS) e coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção Básica (NRAS), Adriana Aparecida Silva Ferreira, ressalta a importância do evento, dizendo que “esta iniciativa irá contribuir para o referenciamento correto do paciente que necessite do atendimento pelo 192 – SAMU, com estabelecimento de grade de referência para a Saúde Mental, possibilitando o atendimento em menor tempo e no local correto”.
A reunião foi organizada e ministrada pela coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção Básica (NRAS), Adriana Aparecida Silva Ferreira e pela Referência Técnica do RAPS, Wellinton Moreira Lopes. O encontro também contou com a participação de gestores, referências técnicas municipais e serviços hospitalares dos municípios de Andradas, Cambuí, Extrema, Camanducaia, Itajubá, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Congonhal e Bueno Brandão, que possuem a Grade de Referência para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Autor: Otávio Coutinho