O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, retornou a Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, duas semanas depois de ter visitado a Santa Casa local. Na manhã desta segunda-feira, 03/06, Antônio Jorge foi recebido pelo prefeito Zezé Oliveira, na sede da Prefeitura. Durante a reunião o secretário reafirmou a intenção de apoiar a reestruturação da instituição. “Recursos sempre vêm atrás de bons projetos”, voltou a afirmar, ao lembrar que o município deve identificar a vocação da Santa Casa, para que ela se torne autosustentável.
Antônio Jorge assegurou que como técnico sempre faz questão de visitar a ponta. “Muitas vezes é necessário retornar. Aqui em Caeté há muitos desafios, mas há também sinalizações positivas. Por isso, reafirmamos o interesse do Estado em fazer da Santa Casa de Caeté um polo de urgênca e emergência. O secretário lembrou, no entanto, que a reestruturação da Saúde em Caeté depende que a Prefeitura faça o seu “para casa”, fortalecendo a atenção primária, com a recomposição das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). O prefeito Zezé Oliveira reconheceu que há déficit de equipes na Atenção Primária e que também há escassez de médicos no município. “A nossa expectativa é que até julho as equipes estejam completas”, disse o prefeito.
Presente à reunião, o deputado estadual Célio Moreira descreveu o cenário da saúde no município e lembrou que a judicialização penaliza muito os gestores municipais. Após a reunião o secretário fez uma visita à Igreja de Nossa Senhora do Nom Sucesso, construída em 1727. Com obras de Aleijadinho e Mestre Athaîde, foi a primeira igreja em alvenaria construída no Brasil. Antes de retornar, Antônio Jorge visitou o Lar Padre João de Oliveira Lima. No local há 56 idosos abrigados.
Autor: Jornalismo SES
