Assembleia em Governador Valadares definirá Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas
Na próxima segunda-feira (31), será realizada uma assembleia na Associação dos Municípios do Vale do Rio Doce (Ardoce), em Governador Valadares, para criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge). Essa iniciativa, do Governo do Estado, irá beneficiar os municípios a partir de uma gestão conjunta de alguns serviços pú¬blicos, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional, responsável pelo atendimento pré-hospitalar.
Ipatinga e Governador Valadares já sediaram duas oficinas, ocasião em que foram realizados os desenhos da rede de abrangência, com as unidades e os hospitais. De acordo com sua capacidade de atendimento, haverá uma injeção de recursos pelo Governo do Estado, num total de R$ 30 milhões/ano. Todo esse recurso irá garantir que todos os setores envolvidos estejam preparados para o atendimento aos cidadãos.
Crédito: Henrique ChendesO Consurge será uma realidade ainda nesse ano. A Rede de Urgência e Emergência terá uma abrangência de 86 munícipios, dos quais, 54 já aprovaram suas leis, ratificando o Protocolo de Intenções para criação do Consórcio. Além de desenvolver ações e serviços de saúde em conjunto, observa¬dos os preceitos que regem o Sis¬tema Único de Saúde (SUS), o consórcio poderá firmar convê¬nios e receber auxílios, subven¬ções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos gover¬namentais.
Operacional
O Consórcio contará com uma Central Operativa (192), responsável por receber as ligações, fazer o mapeamento, avaliar a gravidade, orientar, indicar o melhor atendimento e o melhor deslocamento de veículos para a unidade hospitalar.
O investimento prevê ainda 29 Unidades de Suporte Básico (USB) e 8 Unidades de Saúde Avançadas (USA) equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), tripuladas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e socorrista, distribuídos tecnicamente ao longo da malha rodoviária de ação e dentro dos municípios, permitindo o atendimento de urgência e emergência aos cidadãos, que serão devidamente e corretamente encaminhados aos hospitais e unidades de saúde.
Minas Gerais já implantou outras quatro redes – Macro Norte, Macro Nordeste/Jequitinhonha, Centro-Sul e Sudeste. Nos próximos meses estarão em operação as redes Macro Sul, Macro Centro e Macro Leste. Outras programadas cobrirão as macros Leste do Sul e Noroeste.
Autor: Roberto Bertozi
