Governo de Minas visita interior do estado

Saúde cada vez mais perto é um dos objetivos da atual gestão

Levar serviços de saúde cada vez mais perto do cidadão, especialmente no interior de Minas, tem se mostrado uma meta real e exequível, principalmente em razão de investimentos planejados e executados de forma racional pelo Governo de Minas. 

Na primeira semana de outubro, os municípios de Guanhães, Mutum, Malacacheta e Peçanha, receberam a visita do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que cumpriu agenda de saúde nas regionais de Governador Valadares, Itabira, Manhuaçu e Teófilo Otoni.

Entre os dias 2 e 3/10, o secretário visitou hospitais e outros equipamentos de saúde, participou de reuniões, inaugurações e encontros com gestores regionais e viu de perto os resultados de investimentos do Governo de Minas para que o interior de Minas seja cada vez mais independente na prestação de serviços de saúde, diminuindo a pressão em ,cidades maiores.

Guanhães – recursos garantidos para hemodiálise

Na quinta-feira, 2/10, o secretário visitou o Hospital Regional Imaculada Conceição, em Guanhães – que faz parte da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira -, para acompanhar obras de ampliação, incluindo a construção de novas acomodações clínicas, cirúrgicas e de UTI adulto. O hospital é o maior da região, atendendo mais de 200 mil habitantes.

A unidade faz parte do programa Valora Minas, política hospitalar do Governo de Minas que direciona recursos aos hospitais com base em desempenho, e avança no “Opera Mais Minas”, programa estadual para otimização da gestão e serviços de saúde.

Um dos pontos principais da visita foi o projeto de construção da unidade de hemodiálise, que está em fase final de avaliação pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com a aprovação, serão liberados recursos estaduais para a construção, que terá capacidade para atender até 220 pacientes por mês. “A implantação da unidade de hemodiálise no Imaculada Conceição será um grande avanço para a saúde da região, evitando que pacientes se desloquem para outras cidades em busca de tratamento”, afirmou o secretário.

Peçanha – recursos para Urgência e Emergência

Também na quinta, o secretário visitou Peçanha, da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, para conhecer o Hospital Santo Antônio. Referência para a saúde da região, a unidade possui 62 leitos (60 destinados ao SUS) e já recebeu mais de R$3,6 milhões do programa Valora Minas, além de R$1,23 milhão em equipamentos e veículos. Desde 2022, o número de cirurgias eletivas tem crescido, impulsionado pelo programa Opera Mais.

Fábio elogiou a gestão da unidade, destacando a transformação na assistência regional, especialmente após a implantação da UTI. O secretário anunciou investimentos nas áreas de urgência e emergência. Segundo o secretário, o hospital está transformando a vida da população da região. “Os recursos estão sendo muito bem empregados, com cirurgias eletivas sendo realizadas. A UTI mudou sobremaneira a assistência regional”, afirmou Baccheretti.

Malacacheta

Com posição estratégica para a saúde da região, aspecto ressaltado pelo secretário Fábio, Malacacheta faz parte da SRS Teófilo Otoni. O município recebeu a visita do Governo de Minas para a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

A visita – no dia 2/10 – também incluiu uma avaliação da estrutura do Hospital Municipal Dr. Carlos Marx, que está passando por uma reforma custeada pelo Governo de Minas. Parte dos recursos já foram repassados e o Estado está agora avaliando a possibilidade de incrementar o financiamento para que seja feita uma ampliação não prevista inicialmente, com o intuito de melhorar a estrutura local.

“Com a inauguração do Hospital Regional de Teófilo Otoni, o hospital de Malacacheta terá um papel ainda mais importante, no sentido de buscar resolver a demanda da média complexidade da região, gerando uma assistência completa e integrada para a população”, afirmou Fábio.

Mutum

Na sexta, dia 3, foi a vez de Mutum, município da SRS Manhuaçu, receber a visita do secretário. Baccheretti visitou o Hospital São Vicente de Paulo, onde destacou a importância de aproximar os serviços de saúde da população.

Segundo Baccheretti, a presença no município teve objetivo de reconhecer e escutar as necessidades locais. “Venho para ouvir, compreender e contribuir para que as mudanças aconteçam”, afirmou.

Entre os compromissos firmados, Baccheretti citou a implementação de uma nova rede de apoio, com foco em profissionais altamente qualificados e em estratégias multidisciplinares. 

O objetivo é otimizar recursos, ampliar o acesso a atendimentos especializados e garantir que a população encontre, próximo de casa, soluções para suas demandas de saúde. “Nosso compromisso é levar a saúde para perto das pessoas”, destacou o secretário. Baccheretti reforçou que as mudanças não vão ocorrer de imediato, mas que haverá acompanhamento contínuo, com apresentação de resultados e melhorias estruturais. “Estamos trilhando um caminho promissor”, finalizou.

Por: Antônio Rodrigues (SRS Manhuaçu), Paula Andressa (estagiária sob supervisão/SRS Governador Valadares), SRS Teófilo Otoni e Flávio Ribeiro (GRS Itabira) – colaborou Thiago Bernardo – Nível Central SES-MG.

Rolar para cima