Governo de Minas visita hospitais no Norte de Minas e anuncia avanços na rede de Urgência e Emergência da região

SES-MG reforça investimentos na regionalização da saúde e destaca fortalecimento da atenção hospitalar em Monte Azul, Mato Verde e Janaúba

Na segunda-feira, 6/10, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, cumpriu agenda no Norte de Minas, com visitas aos municípios de Monte Azul, Mato Verde e Janaúba, reforçando o compromisso do Governo de Minas com a regionalização dos serviços e o fortalecimento da rede de urgência e emergência. 

A agenda teve como foco o fortalecimento da rede hospitalar, incluindo visitas ao Hospital Regional de Janaúba, ao ambulatório de Mato Verde e ao Hospital de Monte Azul, além de encontros com gestores municipais e profissionais de saúde.

Durante a visita, o secretário ressaltou os investimentos do Estado de Minas em diferentes frentes, como a ampliação de cirurgias eletivas, a modernização de hospitais e o fortalecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que hoje cobre praticamente todo o território mineiro. “Há poucos anos, metade do estado ainda não tinha SAMU. Hoje temos cobertura integral e somos referência nacional. Passamos de 500 mil para 1 milhão de cirurgias eletivas anuais, e seguimos avançando, com programas como o Valora Minas, os drones contra a dengue, e a expansão da vacinação. Agora, o foco é consolidar nossa rede de urgência e emergência”, destacou o secretário.

“Estamos transformando a saúde em vários locais, com foco na universalização da atenção primária, na promoção e na prevenção. Monte Azul é um exemplo dessa nova fase e logo teremos boas notícias com a nova UBS e o fortalecimento da estrutura hospitalar local”,  continuou Baccheretti.

Saúde no interior – mais perto do cidadão

A visita técnica fez parte de um conjunto de ações do Governo de Minas para ampliar o acesso a serviços de média e alta complexidade em regiões mais distantes dos grandes centros. No Norte de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) tem atuado para fortalecer a regulação de leitos, apoiar hospitais estratégicos e garantir a integração da rede hospitalar com a atenção primária.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne, destacou que a presença da SES-MG nos hospitais reforça a integração entre os níveis de atenção e o apoio técnico do Estado aos municípios. “As visitas são fundamentais para que a Secretaria esteja próxima das realidades locais, ouvindo os profissionais e conhecendo de perto as demandas. Essa escuta ativa fortalece a gestão compartilhada e garante que as ações da política estadual de saúde cheguem de forma efetiva à população do Norte de Minas”, afirmou Dhyeime.

Baccheretti também ressaltou que a visita marca um novo momento para a microrregião de Saúde de Monte Azul. “Não tenho dúvida de que hoje se escreve uma nova página para Monte Azul e para o Norte de Minas. Os frutos do que estamos iniciando aqui serão colhidos nos próximos anos”, disse o secretário. “Este hospital vai ser muito mais importante do que já é e terá condições de oferecer uma estrutura mais completa para atender a população”, afirmou. O secretário reforçou que o papel do gestor é dar condições de trabalho. “E estamos avançando para que médicos, enfermeiros e toda a equipe possa oferecer cada vez mais qualidade no cuidado à saúde”, finalizou Fábio Baccheretti.

Por: SRS Montes Claros

Foto 1: Antônio Cotta – Visita do secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti ao município de Monte Azul

Foto 2: Antônio Cotta – Mamógrafo do CEAE de Janaúba, adquirido com recursos estaduais, que ampliou o acesso a exames complexos na região

Rolar para cima