Iniciativa mineira, que moderniza o acesso à vacinação especializada, conquistou primeiro lugar em duas categorias
O Governo de Minas venceu o Gov.Digital 2025, nas categorias Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo e Valor Público de Excelência Digital, concedidos pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). O prêmio é o maior do país para a gestão pública e foi entregue em cerimônia realizada na quinta-feira (7/8), em Brasília.
As conquistas são resultado da iniciativa “Transformação Digital da Gestão dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie-MG)”, desenvolvida em parceria entre as secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge).

O projeto integra um conjunto de ações da SES-MG para fortalecer e ampliar a vacinação especializada. Desde 2019, o governo estadual investiu cerca de R$ 5,5 milhões para descentralizar os Crie-MG, que atualmente estão presentes em oito macrorregiões, com novas unidades previstas, incluindo a 12ª já em implantação.
A secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Lopes, ressalta o impacto da iniciativa.
“Esse prêmio reconhece o trabalho integrado que realizamos para oferecer um atendimento mais rápido, seguro e acolhedor a quem precisa. É tecnologia e política pública caminhando juntas para proteger vidas, com um olhar humanizado e de gestão eficiente”.
O subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, também comemora.
“Este reconhecimento é uma prova de que a integração entre SeplagMG, SES-MG e Prodemge está gerando resultados concretos, entregando um serviço público mais simples, ágil e eficiente para os cidadãos mineiros”.
Já o superintendente de Planejamento, Controle e Qualidade da Prodemge, Augusto Zadra, destaca o papel da companhia na entrega de soluções digitais escaláveis e de alto impacto.
“Os prêmios reforçam a credibilidade do Estado e da Prodemge como referências na entrega de tecnologias de governo e formulação de estratégias que viabilizam sua adoção. Hoje somos um ecossistema inovador, colaborativo e comprometido com a melhoria dos serviços públicos, e que tem sido modelo para outras administrações do país”.
Solução premiada
O projeto vencedor destaca o ProBPMS, solução que vem revolucionando a gestão de serviços públicos. Nos Crie, a tecnologia tem facilitado e ampliado o acesso a vacinas e imunobiológicos para pessoas com condições clínicas especiais.
“O novo fluxo digital de solicitação de imunobiológicos especiais trouxe mais agilidade, transparência e eficiência para todo o processo, beneficiando diretamente os usuários”, comemora Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG.
O ProBPMS é desenvolvido pela Prodemge com apoio da Seplag, financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceria com a Secretaria de Casa Civil (SCC).
Tesouro em quadrinhos
O Governo de Minas também conquistou o terceiro lugar na categoria “Melhor Solução para Governo Aberto”, da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), com o projeto Balanço Cidadão. A iniciativa apresenta as informações contábeis e fiscais do Estado em formato de história em quadrinhos, tornando os dados mais acessíveis à população.
O subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Amaral, destaca o impacto positivo do projeto.
“A escolha do formato foi fundamental para expor uma ampla visão sobre a gestão do patrimônio público, origem e aplicação dos recursos, de forma leve e descomplicada. A solução foi pensada de forma estratégica para permitir que o cidadão acompanhe as realizações do Governo de Minas Gerais”, afirma.
Jornalismo SES-MG e Prodemge