A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Hospital Mater Dei, realiza, a partir desta terça-feira (24/11), a primeira edição do Curso de Inspeção Sanitária em Hospitais para Fiscais, com foco na segurança do paciente. O curso, dirigido a autoridades sanitárias das 28 regionais do estado, será ministrado no Auditório do Hospital de 24 a 28 de novembro.
O evento tem como objetivo capacitar os fiscais da Vigilância Sanitária de Minas Gerais para a realização de inspeções sanitárias com foco na segurança do paciente. Para o superintendente Vigilância Sanitária Estadual, Filipe Laguardia, o evento ajuda a expandir a compreensão desse conceito.
“O foco na segurança do paciente não é só parede, piso e teto, é avaliação de processos de trabalho e eu ouso dizer que talvez esse seja o evento mais importante, pois requer um treinamento estratégico, muito especial, muito apoiado”, pontua.
Nádia Aparecida Campos Dutra, coordenadora de Segurança do Paciente e Controle de Infecções da Superintendência de Vigilância Sanitária, destaca, por sua vez, como o treinamento aborda os setores mais importantes do atendimento ao paciente.
“O curso vai abordar algumas áreas mais críticas, onde são realizadas as inspeções sanitárias, com foco na segurança do paciente: centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva, central de material esterilizado, serviço de endoscopia, serviço de diálise, comissão de controle de infecção hospitalar e o núcleo de segurança do paciente”, explica.
Já para Magda Machado, da gerência de vigilância e monitoramento em serviços de saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o curso salienta o caráter colaborativo da iniciativa que beneficia tanto os agentes de saúde como a instituição.
“O serviço ganha porque nós vamos apontar alguns pontos de melhoria que são fundamentais e nós vamos ganhar, porque nosso objetivo é aprender e melhorar sempre”, comenta.
A segurança do paciente trata das práticas necessárias para promover uma assistência de saúde livre de danos ao usuário. Quando se fala em evento adverso (EA) assistencial, significa que uma falha ocorreu, determinando um resultado indesejado, um dano no cuidado ao paciente. No Brasil a Anvisa é a condutora central dessa temática, com o apoio dos núcleos de segurança do paciente das vigilâncias sanitárias estaduais.
Parceria com Mater Dei
Os profissionais participantes do Curso de Inspeção Sanitária em Hospitais terão acesso garantido aos serviços mais críticos do hospital como forma de aprendizagem prática.
Mariana Xavier, gerente geral do Mater Dei, celebra a parceria com o Estado. “O grande ponto desse evento é permitir que os ficais enxerguem os processos, para trazer qualidade para o nosso paciente. O foco é a qualidade e a segurança dos nossos pacientes”, comenta.
“Conseguir um hospital parceiro que disponibilize a sua estrutura para que a nossa equipe possa acompanhar cada um dos ambientes, dos processos, das estruturas, dos equipamentos, realmente não é algo trivial porque geralmente as pessoas querem a vigilância sanitária fora do serviço e não dentro do hospital”, afirma Felipe Laguardia.
