Com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão ampliando o acesso e uso racional de medicamentos, o Governador Augusto Anastasia e o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, lançaram nesta terça-feira, dia 29/01, o programa Farmácia de Minas em Casa. O serviço irá oferecer mais informações, conforto e segurança para pacientes que solicitam e recebem medicamentos de alto custo nas farmácias das Regionais de Saúde do Estado. Neste primeiro momento serão beneficiados os pacientes portadores de asma grave, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), dislipidemia (alterações graves de colesterol) e esclerose lateral amiotrófica e a meta é realizar 350 atendimentos por dia, beneficiando mais de 8000 pessoas no Estado.
“Essa ação vai impactar diretamente no cotidiano dos pacientes e de suas famílias. A distribuição começa pela RMBH, mas em breve vai ganhar outras regiões do estado”, disse Antonio Anastasia, que na ocasião também assinou despacho determinando que a SES/MG inclua também medicamentos destinados ao tratamento do mal de Alzheimer e da doença de Parkinson.
Além da entrega, o secretário Antônio Jorge anunciou que elenco de medicamentos de alto custo passou de 100 tipos para mais de 300 itens. “O fato do medicamento passar a ser entregue em casa, parece um mecanismo simples, porém há dois desafios: primeiro é que a demanda por medicamentos aumenta 50% ao ano. O segundo é que a dispensação de medicamentos de alto custo da Regional de BH (localizada na Avenida Brasil) é um equipamento que se tornou saturado para um atendimento com conforto e qualidade”, disse Antônio Jorge, que acrescentou ainda que a meta é beneficiar em breve 10 mil usuários e desafogar em 30% a 40% a dispensação da Avenida Brasil, que já passa também por intervenções físicas de melhoria.
O programa Farmácia de Minas em Casa é composto por dois serviços: Call Center – Disque 155 e Entrega Domiciliar, que possibilita a entrega dos medicamentos que o paciente necessita para seu tratamento em local indicado, em horário pré-agendado e está sendo implantado em módulos.
Call Center
O Disque 155, serviço telefônico gratuito, estará disponível a qualquer cidadão que deseje obter informações, tirar dúvidas sobre medicamentos ou falar com um farmacêutico, além de orientar sobre a documentação necessária para solicitar medicamentos de alto custo e o andamento da sua solicitação. O sistema funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 7h às 20h. Até o momento, foram realizados cerca de seis mil atendimentos.
Entrega domiciliar
Para se inscrever no programa e receber o remédio no domicílio, o usuário precisa assinar um termo de adesão, que pode ser solicitado por meio do Disque 155 ou na Farmácia da Regional, no bairro Santa Efigênia. Há também a busca ativa por esses pacientes feita pelo próprio call center.Apenas os beneficiários do programa ou indicados por eles poderão receber os medicamentos e assinar os recibos, desde que sejam maiores de idade. A entrega só acontecerá mediante a apresentação de um documento de identificação oficial do paciente ou de seu responsável. Em caso de ausência do responsável pelo recebimento dos medicamentos, um novo agendamento da entrega deverá ser realizado pelo Disque 155.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Guilherme Torres