Governo de Minas inaugura leitos de UTI Neonatal em Formiga

As obras irão beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas

 

Como parte das ações do estado em saúde para redução da mortalidade infantil em Minas, o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, irá participar, na próxima sexta-feira (08/11), da inauguração de 20 leitos de UTI Neonatal e da ampliação do bloco cirúrgico na Santa Casa de Formiga, no oeste do Estado. A obra, que recebeu incentivo de mais de R$1,2 milhão do governo de Minas, irá beneficiar toda à população do município e de outras 54 cidades da região.

A unidade, que tem início de atendimento previsto para 1º de dezembro, irá contar com um médico plantonista (24 horas) e um médico diarista para atendimentos nos períodos da manhã e da tarde. A equipe será composta por dez profissionais especializados, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os pacientes e familiares também contarão com uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, assistente social e psicóloga.

Atualmente, existem em todo o Estado 529 leitos de UTI Neonatal e está previsto a criação de mais 135 até 2014. A ampliação dos leitos de UTI neonatal é uma ação da Rede Viva Vida, criada para combater a mortalidade infantil e materna. Entre 2003 e 2011, houve uma redução de 25,6% da taxa de mortalidade infantil em Minas.

Centro Cirúrgico

Após a ampliação, o novo Centro Cirúrgico irá contar com mais cinco salas para cirurgias de pequeno, médio e grande porte, e uma sala para pós-cirúrgico. Com a obra, o hospital terá um total de nove salas para procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.

A construção teve início no final de 2010 e contou com o apoio Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), que investiu mais de R$ 213 mil na ampliação por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde (Prohosp).

Autor: Míria César

Rolar para cima