As obras irão beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas
Como parte das ações do estado em saúde para redução da mortalidade infantil em Minas, o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, irá participar, na próxima sexta-feira (08/11), da inauguração de 20 leitos de UTI Neonatal e da ampliação do bloco cirúrgico na Santa Casa de Formiga, no oeste do Estado. A obra, que recebeu incentivo de mais de R$1,2 milhão do governo de Minas, irá beneficiar toda à população do município e de outras 54 cidades da região.
A unidade, que tem início de atendimento previsto para 1º de dezembro, irá contar com um médico plantonista (24 horas) e um médico diarista para atendimentos nos períodos da manhã e da tarde. A equipe será composta por dez profissionais especializados, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os pacientes e familiares também contarão com uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, assistente social e psicóloga.
Atualmente, existem em todo o Estado 529 leitos de UTI Neonatal e está previsto a criação de mais 135 até 2014. A ampliação dos leitos de UTI neonatal é uma ação da Rede Viva Vida, criada para combater a mortalidade infantil e materna. Entre 2003 e 2011, houve uma redução de 25,6% da taxa de mortalidade infantil em Minas.
Centro Cirúrgico
Após a ampliação, o novo Centro Cirúrgico irá contar com mais cinco salas para cirurgias de pequeno, médio e grande porte, e uma sala para pós-cirúrgico. Com a obra, o hospital terá um total de nove salas para procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.
A construção teve início no final de 2010 e contou com o apoio Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), que investiu mais de R$ 213 mil na ampliação por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde (Prohosp).
Autor: Míria César