Governo de Minas estuda reestruturação da Atenção Primária em João Monlevade

O Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, estará em João Monlevade nesta quinta-feira, 11/04, para discutir a reestruturação da atenção básica no município. O objetivo é reunir-se com as autoridades municipais para apresentar os programas estruturados da rede de atenção à saúde no estado.

Os municípios, como gestores dos sistemas locais de saúde, são responsáveis por oferecer os serviços de Atenção Primária. Uma atenção primária eficiente e integrada à rede de saúde é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde de uma população.

As doenças que mais afetam os brasileiros, por exemplo, como câncer, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e enfermidades ligadas ao sistema respiratório são facilmente evitáveis com medidas preventivas. Pensando nesse papel fundamental da atenção primária, o estado de Minas já investiu R$ 2.411.388,00 milhões para fortalecer a rede de atenção primária à saúde de João Monlevade.

Os investimentos foram direcionados para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde, estrutura física onde são prestados os serviços de atenção primária como consultas médicas, apoio nutricional e consultas odontológicas.

O estado também investe R$ 1 mil reais por mês para custeio das equipes de saúde da família no município. Ao todo 11 equipes de saúde da família, compostas por 66 agentes comunitários de saúde atuam no município, atendendo uma população de 73.610.

Na oportunidade, o secretário também visita as instalações do Pronto Atendimento Municipal e do Hospital Margarida.

 

Reunião para estruturar atenção básica:

Local: Sede da Associação Microrregional do Médio Piracicaba (AMEP) em João Monlevade.
Data: 11/04/2012
Hora: 8 horas e 30 min

Autor: Juliana Gutierrez

Rolar para cima