Governo de Minas distribui 30 mil máscaras em Curvelo durante campanha de conscientização contra a covid-19

Crédito: Nayara Souza

Em mais uma etapa da campanha de conscientização e distribuição de máscaras em diferentes regiões do estado, a ação educativa do Governo de Minas foi realizada na quarta-feira (16), no município de Curvelo, região Central.  Durante duas semanas serão distribuídas, na cidade, 30 mil máscaras pelas equipes da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Penal, da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas, e da Secretaria Municipal de Saúde de Curvelo.

O prefeito do município de Curvelo, Luiz Paulo (PP), acredita que a ação de conscientização envolvendo as Forças de Segurança na distribuição das máscaras e na orientação da população pode ajudar na redução do número de registro de novos casos no município, que hoje é de 20 pessoas, em média, por dia. “É uma campanha muito importante do Estado de Minas e acredito que esses dias em que vamos trabalhar juntos vão impactar na redução dos números no município. Curvelo, hoje, apresenta uma média móvel de 20 pessoas, o que quer dizer que, a cada dia temos confirmados 20 novos casos de covid-19 em Curvelo, números que geram aumento nas internações”, reforça.  

Para o prefeito, o diferencial da campanha é o envolvimento do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Penal que traz credibilidade às ações de conscientização. “Precisamos estar na onda amarela para retornar às atividades comerciais, para a volta às aulas de forma segura, como todos nós desejamos”, observou Luiz Paulo.

O secretário municipal de Curvelo, Raphael Dumont Schlegel, lembrou a importância dos três pilares defendidos pela campanha:  o uso de máscaras, a manutenção do distanciamento social e a higienização das mãos como prevenção à covid-19. “Tem mais de um ano que estamos enfrentando essa pandemia e é importante que todo serviço que atende ao público atue na conscientização da população. Durante a campanha, todas as entidades estão envolvidas para propagar as três ações”, destaca Dumont.

As máscaras estão sendo distribuídas em pontos onde o trânsito de pessoas é maior em Curvelo, como nas proximidades da Praça da Estação, Av. Integração, Pedro II e Mercado Municipal. As ações também são realizadas durante visitas das equipes de saúde da família e das patrulhas da PM na zona rural.  Para o comandante da 14ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. César Willian Passos, a ação é uma grande iniciativa do Governo de Minas. “É uma parceria importante entre as Forças de Segurança e as Secretarias de Saúde nesse momento difícil da pandemia. Infelizmente, a pandemia não acabou e a batalha continua. E, embora a batalha não seja fácil, a união de forças vai fazer diferença”, pontuou.  

Da mesma forma, Santos, 2° Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Curvelo, ressaltou a parceria entre os entes envolvidos na campanha. “ Estaremos nas ruas e praças nos próximos dias, conscientizando a população de Curvelo a investir na tríade, – máscara, álcool e distanciamento social. As ações de enfrentamento da PM nas fiscalizações e abordagens, junto à Polícia Penal, será fundamental, estamos estendendo a mão e somando forças”, observou o 2° tenente.

 As 30 mil máscaras foram produzidas e embaladas nas unidades prisionais do estado de Minas, em trabalho realizado pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O policial penal José Maria dos Santos Malta destacou o trabalho realizado na produção dessas três mil dezenas de máscaras para a proteção da população curvelana.  “Foram máscaras produzidas para auxiliar na proteção da população de todo o estado e agradecemos a Secretaria Municipal por ter aderido ao trabalho. Essa ação em conjunto é de grande importância para conseguirmos vencer esse período complicado”, observou Malta.

Ao final, o superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Alves Júnior Teixeira, observou a relevância dessa etapa na diminuição dos registros de casos na região de Curvelo. “Essa campanha é uma ação educativa, que integra as ações de retomada segura das atividades no estado do plano Minas Consciente. Observamos que Curvelo tem melhorado os índices a cada dia, e com essa ação pretendemos que a redução avance ainda mais”, disse o superintendente, que ainda completou: “Para combater essa pandemia é preciso unir forças e esse trabalho será muito importante para o intuito em conjunto. A vacinação de toda população é muito importante e o Governo de Minas tem se esforçado para ampliar a cobertura vacinal, mas não podemos abandonar os demais cuidados de prevenção”.

Autor: Nayara Souza

Rolar para cima