A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou, na manhã desta quarta-feira (14/10), a 100ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regionais Ampliadas (CIRA) Norte, no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria. Presidida pela Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, a reunião contou com apresentação e discussão sobre a linha do cuidado da Oncologia, Terapia Renal Substitutiva (TRS) e Transplante, pela coordenadora Estadual de Assistência aos Portadores de Doenças Crônicas, Marcia Dayrell.
A coordenadora Estadual destacou a necessidade de ampliar o diagnóstico precoce do câncer. “Nesse primeiro contato com a região, observamos a urgência da ampliação do diagnóstico precoce e também da cirurgia oncológica. O câncer não espera e a agilidade dos serviços é fundamental no processo”, afirma. A coordenadora avaliou com os gestores a necessidade de que seja criada uma agenda para discutir como será a rede de assistência do Norte de Minas.
A superintendente entregou as gestores um formulário de avaliação da qualidade dos serviços prestados nas áreas de urgência e emergência, cirurgias eletivas, tratamento oncológico, SUSFACIL, Programação Pactuada Integrada, agendamento de procedimentos gerais e TRS. “O objetivo desse formulário é avaliar a qualidade dos serviços e também contribuir para a melhoria dos processos de trabalho a partir da fala do gestor sobre suas experiências e dificuldades de cada município nesta primeira fase da gestão hospitalar”. Também esteve na pauta de apresentação e informes: Núcleo de Regulação da SRS – o credenciamento do serviço de Implante Coclear e cirurgias eletivas.
O evento teve ainda a presença da diretora regional de Januária (GRS), Roseane Alves Oliva, da representante da GRS de Pirapora, Adriana Katia Emiliano Souza, dos gestores municipais de Saúde dos 86 municípios do Norte de Minas, além dos coordenadores e técnicos da SRS e região.
Autor: Fabrícia Andrade