Gerência Regional de Saúde de Unaí promove encontro regional do Conexão Minas-Saúde 

O evento reuniu prefeitos, gestores e profissionais da saúde de diversos municípios para fortalecer a governança regional e o Sistema Único de Saúde

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí realizou, no dia 2/4, a etapa regional do Conexão Minas-Saúde. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG), e teve como objetivo fortalecer a integração os municípios e a GRS Unaí, promovendo o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em toda a região. O encontro contou com a presença de prefeitos, gestores e técnicos da saúde dos municípios que integram a regional.

A diretora de Articulação Regional de Políticas de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Ana Júlia Andrade Campos, representou o subsecretário de Regionalização da SES-MG, Renan Guimarães e destacou a importância das instituições presentes e do caráter colaborativo do encontro. “Este é um momento de troca de conhecimento, de conexão e de compartilhamento de experiências entre os profissionais e gestores da saúde”, afirmou.

 O valor da regionalização na gestão do SUS foi enfatizado pelo diretor da Gerência Regional de Unaí, Eduardo Henrique Santos Medeiros. Ele ressaltou ainda o trabalho conjunto de todos os envolvidos para promover melhorias no sistema de saúde.

Lúcio Alvim, vice-presidente do Cosems-MG e secretário Municipal de Saúde de Goianá, abordou a relevância da união entre os gestores para superar os desafios da gestão da saúde pública, afirmando que a colaboração entre as diferentes esferas governamentais é essencial para o sucesso da regionalização.

A oportunidade de troca de experiências e apresentação da atuação da Unidades Regionais de Saúde (URS) foi destacada por  Amanda Marques, coordenadora de Redes de Atenção à Saúde. “Foi fundamental apresentar e aprofundar sobre os conceitos abordados no  evento  para os gestores e técnicos e participantes. Isso permite que cada município, de acordo com seu papel na região de saúde, identifique suas responsabilidades e busque formas de fortalecer a região, melhorando o acesso da população aos serviços em diferentes níveis de complexidade”, disse a coordenadora. 

A programação do evento abordou temas estruturantes para a organização da saúde pública na região, com a participação das equipes técnicas da regional. Entre os assuntos discutidos, destacaram-se a estrutura organizacional da SES-MG e o território de abrangência, a atuação do Cosems-MG, os instrumentos de planejamento e governança regional, a responsabilidade do gestor como ordenador de despesas e prestação de contas, as vigilâncias em saúde, a organização da Rede de Atenção à Saúde e o acesso da população aos serviços de saúde.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí

Rolar para cima