No dia 30 de agosto, o Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov) da Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá recebeu a participação de integrantes do Gamov Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A presença foi solicitada para atender dúvidas de referências municipais de imunização dos 31 municípios da área de jurisdição da URS Ubá, bem como receber orientações para otimizar a campanha de vacinação contra covid-19 na região. Estiveram presentes a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida Souza, e representantes do Corpo de Bombeiros, os tenentes Mônica Maertens e Henrique Mello.
Uma das tônicas do encontro foi a importância de trabalhar junto à população a aplicação da segunda dose (D2) do imunizante recebido, completando o esquema vacinal contra o novo coronavírus e aumentando a proteção contra a variante Delta. Ao entregar as remessas de imunizantes contra a covid-19 para os municípios e também durante reuniões semanais do Gamov, os técnicos da Regional de Ubá alertam sobre a aplicação da D2 na população. O trabalho tem surtido efeito, o que foi demonstrado nesta avaliação da vacinação do Gamov, que apontou que somente três dos 31 municípios estão em maior criticidade em relação a D2.
A supervisão periódica e o lançamento contínuo e ágil dos dados da vacinação têm contribuído para o bom índice. “Temos 16 municípios que estão acima da média, ou seja, que aplicaram a segunda dose de maneira muito eficiente. Outros 12 municípios estão em fase que requer um pouco mais de atenção, e por isso, foram consultados sobre como melhorar o índice de cobertura, por exemplo, se há necessidade de mais doses para cobrir o público-alvo, no sentido de apoiá-los com nossa reserva técnica. Já os três que estão em maior grau de criticidade nos informaram sobre a dificuldade de lançamento de dados nos sistemas de informação”, contou Ana Célia Jacinto, coordenadora de Epidemiologia da Regional de Saúde de Ubá.
Autor: Keila Siqueira de Lima