A Funed receberá nesta quinta (07/11) e sexta-feira (08/10) representantes do Burkina Faso para uma troca de experiências quanto à organização geral de laboratórios para o aprimoramento do Sistema de Vigilância Sanitária do país africano. Profissionais do Laboratório Nacional de Saúde Pública (LNSP) do Burkina Faso e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conhecerão de perto o programa de gestão de qualidade adotado na instituição e as instalações laboratoriais do Instituto Octávio Magalhães (IOM) da Funed.
Visita
A visita ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (Lacen) terá como objetivo estreitar ainda mais os laços entre ambos os países nos aspectos relacionados às análises laboratoriais, oferecer aos representantes do LNSP uma visão integrada das atividades laboratoriais no que se refere ao aproveitamento do espaço físico de um laboratório, fornecer aos representantes do LNSP os aspectos gerais da organização relacionados à disposição dos equipamentos, entrada e saída de amostras, fluxos de pessoas, além de transmitir informações sobre o Sistema de Gestão da Qualidade.
“Nossa intenção é apresentar a experiência da Funed enquanto laboratório-referência para a vigilância em saúde e, assim, contribuir para o aprimoramento do Sistema de Vigilância Sanitária de Burkina Faso”, explica o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental da Funed, Kleber Baptista.
A visita faz parte das atividades previstas na missão internacional dos representantes do LNSP do Burkina Faso ao Brasil, que iniciou no dia 29 de outubro e irá até está sexta-feira (08/11). Essas atividades são parte do Projeto de Cooperação Brasil/Burkina Faso que visa o Fortalecimento Institucional do Laboratório Nacional de Saúde Pública do Burkina Faso, firmado em 2012 entre a Anvisa, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e as contrapartes do governo de Burkina Faso.
Sobre o LNSP
O Laboratório Nacional de Saúde Pública de Burkina Faso foi criado em 28 de outubro de 1999, como estabelecimento público e realiza o controle de medicamentos, alimentos, água, cosméticos, pesticidas, biologia médica, dosimetria de radiofármacos, além da formação e coordenação da rede de laboratórios para combate a doenças. O interesse do LNSP é ser acreditado para análises de resíduos de pesticidas e análise de água, além de ser pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde para a análise de medicamentos.
Autor: Werlison Martins – Funed