A Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu nesta quarta-feira (16/03), a visita de alunos das escolas municipais Hilton Rocha, no Barreiro e Anne Frank, localizada na região da Pampulha. Ao todo, 54 crianças que fazem parte do Programa Escola Integrada, da Prefeitura de Belo Horizonte, conheceram o serpentário, participaram de uma oficina de reciclagem e palestra sobre serpentes. Essas foram as primeiras visitas de uma parceria celebrada entre a Funed e a Secretaria Municipal de Educação da capital, por meio do Projeto Aulas Passeio, que oferece aos estudantes a oportunidade de aprender fora das salas de aula.
A curadora da Coleção de Serpentes da Funed, Giselle Cotta, apresentou para os alunos as diferentes espécies de cobras existentes, explicando como funciona a alimentação, a reprodução, os tipos de habitat e os cuidados para evitar acidentes. Entre os alunos, a curiosidade e um pouquinho de medo foram os sentimentos que prevaleceram. As gêmeas Laura e Olívia Silva, de 7 anos, da escola Hilton Rocha, disseram que só conheciam as cobras que viram de longe no zoológico. “Fiquei com medo, mas depois passou”, disse Olívia, um pouco desconfiada. “Fiquei com medo, mas depois achei ‘maneiro’, as cobras são bonitas”, disparou Laura. Guilherme Antônio, que também tem 7 anos, achou legal porque as cobras e os escorpiões estavam presos e vai contar para os colegas que não participaram da visita o que viu na Funed. “Achei a cobra verde, a mais bonita e vou contar para meus colegas como ela parece um cipó”, contou. Manuela Vitória, que estuda na escola Anne Frank e tem 6 anos, achou interessante a forma de retirar o veneno das serpentes e disse que também adorou a cobra verde. “Gostei mais da cobre verde, porque achei ela muito engraçada, rodava toda a hora e mostrava a língua”, disse toda animada.
Na oficina de reciclagem, oferecida pelas servidoras da Unidade de Gestão Ambiental, Fabiana Barbosa e Anne Fernandes e pela Bic Júnior, Hanny Oliveira, os alunos puderam aprender mais sobre como separar diferentes tipos de resíduos. O coordenador do Programa Escola Integrada da Escola Municipal Hilton Rocha, Fernando Henrique Vago, disse que essa é a primeira visita desses alunos a uma instituição de pesquisa e saúde. “Visitar uma instituição de referência como a Funed é uma ótima experiência para as crianças, pois instiga a curiosidade e certamente irá incentivar os alunos nos trabalhos de educação ambiental que já desenvolvemos na escola”, pontuou. A auxiliar de secretaria da Escola Municipal Anne Frank, acompanhou os alunos durante a visita e disse que a experiência no serpentário será um estímulo para a realização de atividades dentro de sala de aula.
Escola Integrada
A Escola Integrada é uma política municipal de Belo Horizonte, que estende o tempo e as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes do ensino fundamental nas escolas da Prefeitura. São nove horas diárias de atendimento a milhares de estudantes, que se apropriam cada dia mais dos equipamentos urbanos disponíveis, extrapolando os limites das salas de aula e do prédio escolar. Estas oportunidades são implementadas com o apoio e a contribuição de entidades de ensino superior, empresas, organizações sociais, grupos comunitários e pessoas físicas. Fernando Henrique Vago explicou que os alunos participam de oficinas com monitores que envolvem atividades como dança, esportes, acompanhamento pedagógico, informática, artesanato, entre outras.
Autor: Luciane Marazzi (Funed)