A Fundação Hemominas inaugurou, nesta quarta-feira (11), o Posto de Coleta Estação BH, o primeiro posto fixo de coleta de sangue do país implantado dentro de um shopping center. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; da presidente da Fundação, Júnia Cioffi; do diretor geral do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop-MG), Fernando Iannotti; do coordenador do Hemocentro de Belo Horizonte, Marcelo Froes; diretores do Shopping Estação BH; e diretores e gerentes da Fundação Hemominas.
A presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, agradeceu o apoio de todas as áreas e órgãos do Governo do Estado envolvidos na viabilização do posto de coleta Estação BH, construído em tempo recorde, ressaltando o caráter inovador do projeto. “É uma unidade exemplo. Só existe no Japão, Inglaterra e, agora, em Belo Horizonte. É um exemplo para o país”, afirmou.
O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, agradeceu as parcerias do projeto, destacando o Deop, e afirmou que a Fundação Hemominas é um orgulho para todos os mineiros e para o país. “É uma instituição que mantém grande prestação de serviços, tem a preocupação com a pesquisa e a inovação, reforçando uma gestão de modernidade”, afirmou.
Para o diretor técnico-científico da Fundação Hemominas, Fernando Basques, o novo posto de coleta vai aumentar o alcance da Fundação, possibilitando o acesso mais fácil dos doadores e trabalhando no sentido de possibilitar o número de doadores voluntários, garantindo a segurança transfusional.
O Posto de Coleta Estação BH está vinculado ao Hemocentro de Belo Horizonte, localizado na região dos hospitais da capital. Iniciativa inédita pelo seu perfil de inserção social – dentro do complexo de um shopping – o projeto de implantação da unidade conquistou, em 2012, o segundo lugar na Categoria Servidor do 7º Prêmio Excelência em Gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Com essa nova unidade, a Hemominas tem como desafio mobilizar a população da região de Venda Nova e frequentadora de shoppings para a doação de sangue consciente e cidadã. A implantação do posto de coleta atende antiga solicitação da população de Venda Nova, que compreende mais de 800 mil habitantes.
O coordenador do Hemocentro de Belo Horizonte, Marcelo Froes, disse que o posto Estação BH traz um conceito novo no Brasil, que aproveita uma tendência das pessoas a concentrarem suas ações em grandes centros de compras. “O posto de coleta Estação BH é mais uma possibilidade para receber doações da Fundação Hemominas”, destacou. Durante a inauguração, Ivair Augusto, de 40 anos, doou sangue na unidade pela primeira vez. “Sou doador e esta é a quinta vez que doo. Moro no bairro Maria Helena. Essa nova unidade da Hemominas é muito prática e voltarei a doar com frequência”, concluiu Ivair.
Com capacidade para coletar até 60 bolsas por dia, o posto fica localizado no quarto piso do Shopping Estação BH, na avenida Cristiano Machado, 11.833, Venda Nova, Belo Horizonte, ao lado do cinema. Vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A obra de adequação do local foi iniciada em julho de 2013, com investimentos de R$ 1.214.148,13 do Governo do Estado.
Créditos: Henrique ChendesQuem pode se candidatar para doação de sangue
Segundo a Portaria 2.712 de 12/11/2013 e a RDC 51, do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até 60 anos.
Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site do Hemominas.
Todos os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que ter tido permanência ou visita às regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou clique aqui.
Autor: Fundação Hemominas