Com o objetivo de diminuir à mortalidade infantil e materna, a equipe de mobilização social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estará, entre os dias 26 e 29/08, no município de Fronteira, a 658 km de Belo Horizonte, onde serão realizadas ações do Projeto Mães de Minas /Programa Viva a Vida.
As atividades iniciam-se com uma Reunião Estratégica, que contará com a participação dos representantes da Regional de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e representantes do Comitê em Defesa da Vida com objetivo de alinhar as ações de mobilização no município. Também haverá a Reunião Intersetorial para promover um diálogo entre os setores e a sociedade civil, além de desenvolver ações conjuntas para a proteção e o cuidado da mãe e da criança.
No segundo dia, a Reunião de Articulação reunirá as instituições que desejam participar do projeto. À tarde, será realizada a Oficina de Mobilização de Multiplicadores Sociais, com a presença de atores sociais com potencial de multiplicação e disseminação das informações.
Encontro com as mães
Na quarta-feira, 28/08, representantes do Sindicato dos Eletricitários de Furnas, do Hospital Misto e da APAE receberão a equipe de mobilização, que dará orientações sobre o Mães de Minas. No último dia, as gestantes do município serão convidadas para um encontro, no qual as mães terão a oportunidade de conhecer o programa.
Sobre o projeto
O Projeto Mães de Minas, do Governo Estadual, propõe ações de saúde para diminuir à mortalidade infantil e materna. Assim, estabelece um contato individual com cada mãe, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e o primeiro ano de vida do bebê.
Através do Call Center (155), a gestante terá um monitoramento da gravidez, esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos e benefícios relativos à assistência social e à saúde, atuação junto aos responsáveis para a garantia de vacinas, exames e consultas.
Autor: Alexandre Lana Lins