Franciscópolis realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde

Crédito: Augusto do Monte

Franciscópolis, município localizado no Vale do Mucuri, distante 86 km de Teófilo Otoni e que faz parte da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, realizou nesta quarta-feira (01/07) sua 6ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. As discussões contemplaram dois eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; e Gestão do SUS e Modelo de Atenção à Saúde.

Para a palestrante e Coordenadora do Núcleo de Atenção Básica da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Rosiane Pena Teixeira, as conferências são espaços preciosos para a população participar do planejamento do sistema de saúde.

Opinião compartilhada pelo Promotor de Justiça de Malacacheta, Vinicius Pereira de Paulo. “Esse tipo de conferência é extremamente importante, pois, ao mesmo tempo em que visa à conscientização das pessoas a respeito de um direito fundamental, como é o direito à saúde, também permite que elas tragam suas reclamações, expondo suas deficiências e principalmente sugestões, que contribuem para a melhoria da prestação de um serviço público de tamanha relevância, como é o serviço público relacionado à saúde”, enfatizou.

O prefeito de Franciscópolis, Edilson Alves dos Santos, acrescentou que “a grande virtude é que trazemos a sociedade para participar das conferências, onde as reclamações e dúvidas são discutidas e procuramos solucioná-las, pois o povo participa e procura nos ajudar a resolver os problemas de saúde dentro do nosso município, apesar da grande dificuldade não só aqui, mas em todo o País”.

A Secretária Municipal de Saúde de Franciscópolis, Renata Alves de Souza, também ressaltou a importância da participação popular no planejamento das ações de saúde pública. “A população é a peça chave para que consigamos fazer um SUS efetivo, trabalhamos muito aqui no município com a população unida, sem eles, é impossível fazer saúde”, frisou.

Autor: Lineu Cardoso

Rolar para cima