Francisco Sá discute gestão durante Seminário

Imagem

Nos dias 26 e 27 de fevereiro aconteceu o I Seminário Municipal de Gestão Política, Administrativa e Assistencial dos Serviços de Saúde na cidade de Francisco Sá, com a presença de referências técnicas e profissionais da área. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Sá (SMS), com apoio da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e do Conselho de Secretaria Municipais de Saúde de Minas Gerais  (COSEMS).

“O objetivo do evento foi definir os parâmetros de trabalho no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Sá, aprimorar e definir os instrumentos de gestão, traçar um organograma técnico e administrativo dentro dos diversos setores da secretaria e definir metas e indicadores nos níveis de assistência em saúde no âmbito municipal”, disse o Secretário Municipal de Saúde de Francisco Sá, Elvis Henrique Ruas Rodrigues.

No primeiro dia foi realizada mesa redonda, coordenada pelo assessor jurídico da secretaria Danilo Oliveira, na qual os coordenadores municipais dos serviços de saúde discutiram sobre os principais avanços alcançados na atual gestão e quais são as principais dificuldades encontradas. Foram definidos a visão, a missão e os pilares de atuação da secretaria. A partir disso foi elaborado o organograma e um plano de ação municipal que contempla os principais desafios que a atual gestão enfrenta e as estratégias de enfrentamento. Por fim, foi elaborado um calendário macro de programações assistenciais e de capacitação de equipes em atendimento as necessidades e a visão definida.

A farmacêutica da SMS de Francisco Sá, Leondina Rosane Ribeiro fala da experiência no seminário. “Acredito que o seminário foi de grande valia para todos. Aprendi mais sobre a gestão, que é um conteúdo muito importante para nós que coordenamos equipes, poder aprimorar e tornar mais dinâmico nosso trabalho e discutir nossa realidade para promover o real funcionamento da rede de saúde para que possamos acompanhar o usuário de forma correta e atender a população cada vez melhor, pois melhorar a gente pode sempre.”

No segundo dia, o evento contou com a participação dos enfermeiros das equipes de saúde da família e integrantes das equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) que, em conjunto com os coordenadores municipais, discutiram sobre os principais avanços e dificuldades encontrados na prestação de serviços nas unidades básicas de saúde. Em seguida, foi elaborado um plano de ação para as unidades de saúde, considerando as potencialidades e as fragilidades locais e também sobre os principais avanços e dificuldades encontrados na prestação de serviços nesse setor e elaboraram um plano de ação para nortear o seu trabalho da Regulação em Saúde do município.

Além de palestra motivacional, realizada pela psicóloga do NASF, Candice Azevedo, as oficinas foram acompanhadas pelo prefeito de Francisco Sá, Denílson Rodrigues Silveira e pela Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola que falou sobre a importância do aprendizado e de sua aplicação na comunidade. “Esse seminário é um ganho, um avanço no que vocês vão praticar dia a dia, porque vocês serão influência boa. O que nós queremos é que vocês consigam repassar o que aprenderam para as outras pessoas que não tiveram oportunidade e assim fortalecer a saúde do norte de Minas”.

Autor: Bia Fabrícia

Rolar para cima