Rodas de conversas, grupos internos para debates são experiências de humanização implementadas há dois anos no Núcleo de Gestão de Pessoas da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) e que estão contribuindo para melhorar as relações interpessoais e os processos de trabalho. De acordo com a coordenadora do núcleo, Júnia Mattos, as ações positivas de implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) também são percebidas na estrutura da nova unidade de Farmácia de Minas da Regional BH. “Estamos vendo avanços na melhoria da assistência aos usuários e também nas condições e processos de trabalho dos servidores”, observou Júnia.
Ações de humanização como a da SRS-BH mostram a importância da PNH para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para debater, incentivar a troca de experiências e avaliar os 10 anos da implementação da PNH, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas promove do dia 9 a 11/04, o Fórum Mineiro de Humanização, que acontece no auditório do Departamento de Estrada de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). “Nossa proposta é discutir como a humanização pode contribuir com o SUS, principalmente por meio do diálogo com os movimentos sociais. Será também um momento de reflexão e análise das ações de humanização implantadas em Minas Gerais”, destacou a representante da equipe de Humanização da SES-MG, Deonara Silveira. Participam do Fórum os gestores, trabalhadores e usuários do SUS, estudantes, pesquisadores, movimentos sociais e instituições.
Na programação do Fórum estão sendo discutidos os seguintes eixos temáticos: Humanização e reinvenção do SUS, Fomento das grupalidades, coletivas e redes; Gestão participativa; Ambiência e valorização do trabalho e dos trabalhadores; A Política de Humanização e a metodologia da formação/intervenção; Mobilização social e participação dos usuários. Nesta quinta-feira, 10/04, a abertura do evento contou com a participação dos convidados/palestrantes Gregório Baremblitt (Instituto Félix Guattari) e Eduardo Pereira (Universidade Federal Fluminense). Para a consultora da PNH do Ministério da Saúde e condutora da mesa dos palestrantes, Ana Rita Castro Trajano, o Fórum Mineiro de Humanização compõe as atividades de celebração dos 10 anos da PNH e faz parte da comemoração da Semana Nacional de Humanização, realizada em todo o país do dia 7 a 11/04. “A PNH procura identificar e fortalecer experiências do SUS que dão certo, por meio da participação social, universalidade, integralidade e maior articulação com os movimentos sociais. Estamos observando que é importante humanizar a assistência e democratizar as relações de trabalho”, disse.
Autor: Flávia Freitas
