Durante a 7ª oficina do Curso de Atualização Profissional de Vigilância em Saúde – Caderno de Organização das Práticas de Vigilância Sanitária (VISA), realizada no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, a diretora de vigilância em medicamentos e congêneres da SES/MG, Eliana Torres Lage, deixou clara a importância de se discutir mecanismos de ação que garantam de fato a segurança da saúde da população.
O curso, oportunidade para demonstrar como as práticas de vigilância sanitária são fundamentais para a saúde pública e o meio ambiente, reuniu servidores da Gerência Regional de Itabira e da SRS/CF. “Através do projeto de fortalecimento da vigilância em saúde em todo o estado, percebe-se a efetividade dos serviços nos municípios. Sabemos que o cenário de atuação da VISA é amplo, mas devemos atuar de forma a garantir a menor exposição aos riscos possível”, defendeu Eliana Torres Lage.
Atualmente existe uma oferta maior de tecnologias, fato que levou as pessoas a adquirirem novos hábitos de consumo a partir de mais opções de produtos e serviços. Com isso fica mais complexo o processo saúde/doença e, com a população exposta aos riscos, os agentes de saúde devem atuar de forma a assegurar as medidas de prevenção e recuperação. “A vigilância em saúde está no dia-a-dia das pessoas, no uso de uma pasta de dentes, do sabonete, aquilo que se come e veste. Por isso é fundamental entender todos os processos administrativos, de inspeção e de fiscalização. Esse curso de atualização é importante, pois além de modernizar o trabalho dos profissionais, os deixam mais seguros para desempenhar suas funções”, destaca a diretora de vigilância em medicamentos e congêneres da SES/MG, Eliana Torres Lage.
Autor: Roberto Bertozi