Nos últimos 15 anos, foram ofertadas 40 turmas em diversas regiões do estado, totalizando 1.360 profissionais formados no curso técnico.
A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) iniciou, na segunda-feira, 29 de setembro, uma nova turma do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB). As primeiras atividades estão acontecendo ao longo desta semana no município de Pouso Alegre, na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS).
Gratuito e presencial, o curso é estruturado em momentos de concentração e dispersão, com atividades práticas realizadas nos territórios de atuação dos participantes. O objetivo é capacitar trabalhadores da atenção primária à saúde do SUS mineiro para desempenhar ações voltadas à prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde bucal. O itinerário formativo permite uma certificação intermediária como Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) para os(as) alunos(as) que comprovarem atuação profissional na área.
Nesta edição, serão qualificados (as) 37 profissionais dos seguintes municípios: Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Congonhal, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Inconfidentes, Itapeva, Munhoz, Natércia, Ouro Fino, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São João da Mata, São Sebastião da Bela Vista, Silvianópolis, Tocos do Moji e Turvolândia. Os discentes foram indicados pelos gestores municipais, conforme pactuação realizada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Micro.
Essa formação é uma das mais tradicionais da ESP-MG e consolidou-se como uma das marcas da instituição enquanto Escola Técnica do SUS. Nos últimos 15 anos, foram ofertadas 40 turmas em diversas regiões do estado, totalizando 1.360 profissionais formados.
A ESP-MG integra a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), iniciativa do Ministério da Saúde que busca fortalecer a educação profissional em saúde por meio da articulação técnica e política entre as instituições participantes.
De acordo com a trabalhadora da ESP-MG e responsável pela coordenação técnica do curso, Ludmila Rocha, a expectativa é contribuir para “responder à demanda de formação de profissionais de nível médio técnico da área da saúde bucal, permitindo o enfrentamento dos desafios atuais e colaborando para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde bucal ofertado pelo SUS à população mineira”, explica.
A proposta pedagógica do curso é oferecer aos profissionais conhecimentos técnico-científicos básicos da área da saúde, além de conteúdos específicos sobre saúde bucal. Também visa desenvolver habilidades para o exercício das atribuições próprias da função (administrativas, educativas e clínicas) e para a atuação em equipes multiprofissionais de saúde.
Segundo o plano de curso, o objetivo é que o egresso do TSB esteja pronto para atuar com postura ética, sustentada em valores e atitudes voltadas para o cuidado pessoal e interpessoal, alinhada à organização dos serviços de saúde e às diretrizes da Política de Saúde, respeitando as normas legais que regem a profissão.
A previsão é que uma nova turma seja iniciada em novembro deste ano, na regional de Pedra Azul.
Sobre o curso
A primeira turma dessa formação foi oferecida em 1998, sob o nome de Técnico de Higiene Dental. Já em 2011, foi iniciada a primeira turma com a nomenclatura atual: Técnico em Saúde Bucal. As competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso estão estabelecidas pela Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008, que regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Além dessa legislação, também são consideradas outras normas específicas das áreas da saúde e da educação.
O curso possui carga horária total de 1.200 horas, com previsão de conclusão em julho de 2027. Está estruturado em três módulos, compostos por Unidades Didáticas organizadas em períodos de concentração e dispersão (prática supervisionada).
O período de concentração é dedicado à aquisição e ao desenvolvimento de conhecimentos teóricos e à reflexão sobre a prática profissional, realizado em sala de aula no município de Pouso Alegre, sob orientação direta dos(as) docentes. Já o período de dispersão é voltado ao desenvolvimento de habilidades práticas, em que os(as) alunos(as) aplicam os conhecimentos adquiridos em situações reais, nas Unidades de Saúde de seus respectivos municípios, sob supervisão de docentes da dispersão.
Capacitação
No dia 25 de setembro de 2025, a ESP-MG promoveu uma capacitação pedagógica voltada para os profissionais credenciados pela Escola, marcando o início das atividades do curso. Realizada no auditório da SRS Pouso Alegre, a ação teve como objetivo fomentar espaços de diálogo e troca entre os envolvidos na formação, além de preparar os profissionais para o exercício da docência no Curso Técnico em Saúde Bucal.
Participaram da atividade vinte docentes da dispersão dos municípios participantes, dois docentes da concentração — Lise Prata de Oliveira e Lucas Botazini Carlos, que é também coordenador de Redes de Atenção à Saúde da SRS Pouso Alegre —, a apoiadora educacional do curso, Cynthia Regina Ferreira de Sousa Coelho Santos, e a referência técnica de saúde bucal da SRS, Laís Fernanda Barcelos. Representando a ESP-MG, participaram as trabalhadoras Ludmila Brito e Melo Rocha e Roberta Moriya Vaz, da coordenação técnico-pedagógica, além de Jomara Aparecida Trant de Miranda, secretária de Gestão Acadêmica.
Texto: Vívian Campos/ Ascom/ ESP-MG
Imagens: Otávio Coutinho/ SRS Pouso Alegre e Divulgação.