Força Tarefa no Combate à dengue realiza ações em Carangola

Força Tarefa no Combate à dengue realiza ações em Carangola

Alessandra Maximiano / SES-MG

Carangola, cidade localizada na Zona da mata mineira, foi o primeiro município a receber a Força Tarefa no combate à dengue no ano de 2010 e agora recebe novamente os agentes de endemias, o dengômetro e o dengue móvel para promover mais uma ação de combate ao mosquito da dengue.

 Neste ano, com o tema da campanha “Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir”, a cidade novamente entra no combate e promove ações de saúde contra o mosquito Aedes aegypti. Hoje, 09/11, mesmo com uma chuva fina caindo sobre a cidade, adultos e crianças compareceram  no pátio da igreja Nossa Aparecida, localizada no bairro Triângulo, e realizaram a troca de pneus, latas e garrafas por cadernos, lápis e borrachas.

Alunos da Escola Estadual Professor Augusto Amarante foram os primeiros a chegarem, acompanhados pelas professoras que, em sala de aula, conscientizaram os alunos da importância de se combater o mosquito da dengue, cuidar da saúde e ainda contribuir com o meio ambiente.

Mobilização

Kênia Cristina da Cunha, de 10 anos, levou 15 garrafas pet e ganhou  vários lápis que ela já planeja usar para o material escolar do próximo ano. “A professora explicou que ao combater a dengue estamos ajudando a nossa cidade a não ficar doente e também mais limpa. Amanhã minha mãe também irá participar, pois temos alguns pneus em casa que iremos trocar por cadernos”, afirmou.

Evaldo Henrique Gomes, morador do bairro, assim que percebeu a movimentação no pátio da igreja se interessou em saber o que era e logo foi em casa buscar os 13 pneus que agora não serão mais possíveis criadouros do mosquito. “Nesta época de chuva eles estavam lá sem nenhuma proteção e foi bom saber que eu poderia eliminá-los e não deixar que o mosquito apareça na minha casa”, contou.

Durante toda a semana que antecedeu esta ação, os agentes de endemias mobilizaram os moradores da cidade com informações por meio de um trabalho de prevenção educativo. Além de visitas nas residências, os agentes de endemias também realizaram um tratamento focal que consiste em aplicação de larvircida nos depósitos de água como caixa d’água e cisternas.

As ações de combate à dengue em Carangola continuam amanhã, 10/11. De 09 às 14h e o dengômetro e o dengue móvel continuarão no pátio da igreja do bairro Triângulo trocando os objetos por material escolar e alertando a população para um trabalho de prevenção sempre contínuo e permanente.

Autor: Alessandra Maximiano


Rolar para cima